Sespa investirá R$ 18 milhões em 19 municípios sustentáveis

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participou nos dias 30 e 31 (quarta e quinta-feira), do II Fórum Permanente de Prefeitos e Prefeitas do Programa Municípios Sustentáveis, realizado no Hangar, em Belém. O evento contou com a presença de prefeitos, secretários de Finanças e Gestão, e outras autoridades de todas as regiões do Estado.

“Nesse encontro, tivemos a oportunidade de realizar uma abordagem com os prefeitos para melhorar a gestão dos municípios na área da Saúde. Aqui foi exposta uma parte das demandas de prefeitos que foram contemplados com reformas e adaptações de hospitais”, informou o secretário de Estado de Saúde Pública, Vitor Mateus.

O Fórum de Prefeitos é uma oportunidade para o governo do Estado conhecer as prioridades dos municípios e reforçar as estratégias para o fortalecimento da administração pública, a partir da avaliação dos avanços das ações já colocadas em prática pelo Programa Municípios Sustentáveis.

No Fórum, Vitor Mateus assinou convênios com 19 municípios que vão receber o investimento total de R$ 18 milhões, para equipamentos e obras em hospitais. Foram contemplados os municípios de Afuá, Bagre, Belterra, Bragança, Capanema, Concórdia do Pará, Curuçá, Marabá, Maracanã, Senador José Porfírio, Tailândia, Melgaço, Oeiras do Pará, Ourém, Ourilândia do Norte, Placas, São Francisco do Pará, Água Azul do Norte e Salvaterra.

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

Adesão – O evento é realizado por meio de um programa estratégico do governo do Estado, que mobilizou diversos municípios. “Após a adesão ao programa, as demandas dos municípios foram recebidas para serem analisadas na área da Saúde”, explicou o secretário.

“Hoje formalizamos o apoio do Estado aos municípios. Não se trata apenas de passar recursos. É dar condições para a gestão pública organizar a Atenção Básica, e assim melhorar a oferta de serviços nestes municípios”, finalizou o titular da Sespa.

Segundo a secretária Extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, é preciso “estar preparados com uma ótima estrutura hospitalar e equipe técnica para operar esse trabalho com excelência. E estamos aqui para articular esse preparo. O Pará é um sistema de 144 municípios, onde 130 fizeram e querem se tornar municípios sustentáveis”.

Por Carla Fischer

Você pode gostar...