Sespa abre posto para vacinar homens e mulheres contra o HPV

FOTO: RENAN VIANA / ASCOM UEPA
BELÉM – PARÁ

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que, neste sábado (2) e domingo (3), haverá vacinação contra HPV Quadrivalente para mulheres e homens de 15 a 26 anos de idade, das 9h às 12h, no prédio do Nível Central da Sespa, na Batista Campos.

A iniciativa é do Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Coordenação Estadual de Imunização, para otimizar os estoques disponíveis de vacina na rede de Saúde. O posto extra de vacinação deverá funcionar em todos os finais de semana até o mês de setembro.

Segundo a coordenadora Estadual de Imunização, Jaíra Ataíde, o posto extra funcionará em todos os finais de semana apenas do mês de setembro. Ela ressaltou, no entanto, que a vacinação para crianças e adolescentes prossegue normalmente nos postos de saúde dos municípios que ainda dispõem de vacina.

“Com o fim dos estoques a vencer, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacina continue sendo administrada apenas a meninos de 11 a 14 anos de idade e meninas de 9 a 14 anos de idade, que são o público destinatário da campanha e do calendário vacinal na rotina, sendo que para eles o esquema vacinal consiste em duas doses aplicadas com intervalo de seis meses entre elas”, explicou a coordenadora.

O esquema vacinal para essa faixa etária consiste em três doses, sendo que a segunda e terceira doses são dadas dois meses e seis meses depois da primeira dose respectivamente.

Importante ressaltar que a vacinação para as faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde, ou seja, para crianças e adolescentes de nove a treze anos de idades, continua normalmente nos postos de saúde.

A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o câncer do colo de útero nas mulheres e contra o câncer de pênis, orofaringe e ânus nos homens.

Serviço: Nível Central da Sespa – Rua Presidente Pernambuco, 489, entre Conselheiro Furtado e Gentil Bittencourt.

Você pode gostar...