Impactos da reforma trabalhista serão debatidos em jornada do Cerest

FOTO: RODOLFO OLIVEIRA / AG. PARÁ

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizará nesta quarta (13) e quinta-feira (14) a oitava Jornada Estadual em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (VIII Jest) no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém. Com o tema “Reformas trabalhista e previdenciária: os impactos na saúde do trabalhador”, o evento tem como objetivo dar continuidade ao processo de socialização de informações, experiências e encaminhamentos a respeito de ações e projetos, que visam à implantação e implementação da Política de Saúde do Trabalhador no Pará.

A organização da Jornada conta com a participação de instituições parceiras, representando os diversos setores em que os trabalhadores estão inseridos, ou seja, setor público, privado, formal, informal, urbano e rural. Composta por palestras, mesas redondas e relatos de experiências, a programação da oitava jornada ainda conta com oito minicursos, com carga horária de três horas cada, que serão realizados no primeiro dia da Jornada, 13 de setembro, em seis locais distintos.

No dia 13 de setembro, o evento vai se concentrar no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), na avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, por meio de mesas redondas, que serão compostas por intelectuais, pesquisadores, profissionais e gestores conhecedores do trabalho na Amazônia, assim como, dos seus impactos na saúde dos trabalhadores. Os palestrantes abordarão a reforma trabalhista, a terceirização ilimitada e os possíveis aumentos de casos de acidentes e adoecimentos ocupacionais. No dia 14, no mesmo local, os temas abordarão sobre os grandes projetos minerais na Amazônia e suas implicações na saúde do trabalhador.

Em nota técnica sobre o evento, a diretoria do Cerest informa que poderão se inscrever na Jornada estudantes, servidores públicos, estagiários, trabalhadores terceirizados, desempregados, autônomos, trabalhadores formais e informais, trabalhadores vitimados por acidente e adoecidos no trabalho e representantes de movimentos sociais, sindicais, associações de trabalhadores e de centrais sindicais.

A programação completa da jornada pode ser acessada por meio do seguinte link: https://pt.scribd.com/document/356558642/VIII-Jest-Programacao

Informações também pelos telefones 4009-7467/ 7494/ 7461 e 7482.