Abertura da campanha Novembro Azul é nesta quarta-feira

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) por meio da Coordenação estadual da Saúde do Homem, vinculada a Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde, realiza, nesta quarta-feira (01.11), a abertura da Campanha Novembro Azul, às 14h, no auditório de Práticas Jurídicas da Escola Superior Madre Celeste (Esmac), do Conjunto Cidade Nova 8, em Ananindeua.

A campanha tem como objetivo sensibilizar a sociedade, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O evento também conta com a parceria da Secretaria de Saúde de Ananindeua (Sesau).

Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que, do total de pessoas entre 20 e 59 anos que morrem no país, 68% são do sexo masculino. Já de acordo com o IBGE, os homens vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres. Para amenizar tal situação é que desde 2009, por meio da criação da Política Nacional de Saúde do Homem, as secretarias municipais e estaduais de Saúde estão adotando estratégias de fazer com que homens se tornem inseridos na atenção básica, a título de prevenção para complicações que podem comprometer a qualidade de vida.

“O objetivo dessa política é fazer com que os homens se aproximem mais das Unidades Básicas de Saúde. São onde podem realizar o cuidado preventivo de sua saúde, pois eles tipicamente só procuram o serviço de saúde quando são acometidos por alguma doença. E nosso foco é a prevenção”, explica o coordenador estadual de Saúde do Homem, Carlos Sales Júnior.

Desde que foi criada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em 2010, por recomendação do Ministério da Saúde a todos os Estados, a Coordenação Estadual de Saúde do Homem tem atuado com campanhas de prevenção com foco nos municípios, dentro do possível, sobretudo com palestras e capacitação de profissionais das unidades básicas de saúde.

“A adesão à campanha nacional ‘Novembro Azul’ é um resgate de um conjunto de esforços que acontece ao longo do ano, com enfoque na mudança do estilo de vida, contra o sedentarismo e a obesidade. Dieta balanceada, exercícios físicos e exames periódicos são formas de prevenção”, explicou, Carlos Sales Júnior.

Demanda – Além da preocupação com a prevenção, ao estimular o homem a procurar os centros de saúde, o Estado ampliou seu atendimento especializado no câncer de próstata. Além do Hospital Ophir Loyola, em Belém, o Pará já oferece tratamento nos hospitais regionais de Tucuruí e Santarém. O câncer na próstata é o segundo tipo que mais afeta os homens paraenses, depois do câncer de estômago, segundo dados do Ministério da Saúde, em 2015.

Ainda como parte da Política Nacional de Atenção à Saúde Integral do Homem, a Sespa implantou, em novembro do ano passado, a campanha “Pré-natal do Parceiro”, atendendo a um dos eixos da política nacional, que é a paternidade responsável. O programa tem o objetivo de fortalecer o vínculo do pai com o bebê e a mãe da criança, e também é uma oportunidade de trazer o homem para dentro do serviço. São feitas ações educativas que ensinam como proceder com a gestante durante a gravidez e o parto. Depois desse pré-natal, acontece o estímulo para que o pai continue frequentando a unidade de saúde, fazendo o check up anual e os exames periódicos.

Dados – A principal causa de internação masculina no Estado é por causas externas, devido a esfaqueamentos, traumatismo e envenenamento: só entre 2011 e 2014 foram 93.644 registros. Na sequência e no mesmo período, as internações masculinas foram oriundas de doenças infecciosas e parasitárias (70.837); doenças do aparelho digestivo (64.101); doenças do aparelho respiratório (59.139); doenças do aparelho circulatório (53.699); doenças do aparelho geniturinário (38.620); doenças da pele e do tecido subcutâneo (13.422); doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (15. 314); doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo (10.142) e cânceres (9.277).

Em 2016, na faixa etária entre 20 e 59 anos, 79.661 homens foram internados no Pará, dos quais 24.169 por causas externas (acidentes de moto e outros tipos de acidentes), 11.929 por doenças do aparelho digestivo, 10.613 por doenças infecciosas e parasitárias e 6.615 por doenças do aparelho respiratório.

Serviço – A abertura da campanha acontecerá nesta quarta-feira (01.11), às 14h, no auditório de Práticas Jurídicas da Escola Superior Madre Celeste (Esmac), Avenida da Providência, 10, Cidade Nova 8, em Ananindeua, Pará.

Por Carla Fischer