Sespa recebe kits para treinamento de profissionais de urgência e emergência

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recebeu, nesta quinta-feira, três kits de material para treinamento de habilidades para urgência e emergências. Indicada pelo Ministério da Saúde, a doação foi feita pelos representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Thiago Vilanova e André Felipe Martins, à secretária de Estado de Saúde em exercício, Heloisa Guimarães.

A entrega celebra também a parceria do HAOC com a Sespa, que, entre outras deliberações, gerou a realização do curso de Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede Atenção às Urgências – (GEPPRAU) entre 2016 e 2017, o qual possibiltou a ampliação do acesso e qualidade na atenção a saúde, a exemplo da Rede de Atenção às Urgências (RAU).

Nas imagens, a entrega simbólica destaca o manequim Resusci Anne, que, segundo o fabricante, oferece realismo ideal na instrução de primeiros socorros para adultos. Com seu perfil modular, os alunos poderão aprimorar rapidamente seu tratamento de traumas e habilidades de resgate em acidentes ao adicionar membros para primeiros socorros ou resgate, a fim de exercitar um treinamento mais próximo à vida real. 

Por meio de uma assinatura de termo de responsabilidade, a Sespa se responsabilizou em receber e zelar pelos materiais que estarão disponíveis para os próximos treinamentos de profissionais que atuam em todos os componentes da RAU das regiões Metropolitana I, Metropolitana III e Carajás.

Para Heloisa Guimarães, os bonecos irão ajudar a formar as novas turmas avançadas do SAMU. “Os novos alunos irão treinar a fazer uma entubação, vendo de perto como acontece em uma pessoa real, irá poder sentir a pressão ao realizar uma RCP tanto em um adulto como em uma criança”, frisou.

 

Você pode gostar...