Sespa realiza seminário de políticas hospitalares

Mais de 50 gestores, entre diretores de Centros Regionais de Saúde, de hospitais públicos e de Unidades de Referência Especializadas, participaram como expectadores e expositores do I Seminário de Políticas Hospitalares, que aconteceu nesta segunda (27) e terça-feira (28) no (CIIC), por meio de uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Hospital do Coração de São Paulo (HCor), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que é uma ação do Ministério da Saúde dirigida ao fortalecimento do SUS por meio de intervenções tecnológicas, gerenciais e de capacitação profissional.

O seminário encerrou um ciclo de 13 módulos, todos presenciais, abrangendo explanações do que tem sido feito em saúde pública nas regiões Metropolitana I, Metropolitana III, Caetés e Araguaia, além das linhas de atenção nas áreas de Oncologia, Obstétrica-Perinatal, Saúde Mental, Infectologia e Cardiologia. O objetivo central da atividade foi de qualificar a atuação das unidades a partir de determinados referenciais, como os cuidados integrais à população.

Segundo o coordenador do Laboratório de inovação em Planejamento, Gestão, Avaliação e Regulação de Políticas, Sistemas Redes e Serviços de Saúde (Ligress) do HCor/SP, Armando de Negri  Filho, cuidar das pessoas demanda uma qualificação permanente, sobretudo quando estão em jogo elementos como processos de trabalho e atendimento humanizado ao usuário do SUS. “Um dos focos dessas estratégias é trabalhar na problemática nacional que é a crescente procura pelos serviços de emergência, propondo soluções por meio de diagnósticos e indicadores”, afirmou.

Foto cedida por Lucas Urel, diretor do 10º CRS da Sespa.

O Seminário faz parte do processo de implantação do Plano Diretor Hospitalar do Pará, que vem sendo feito desde 2016 por meio de metodologia disponibilizada e aplicada por técnicos do o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração – Hcor, a partir do protocolo do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

O Seminário contou com a participação do secretário de Estado de Saúde Pública, Vitor Mateus (foto à esquerda), e da secretária adjunta de Estado de Saúde, Heloisa Guimarães, entre outros diretores.

Você pode gostar...