Sespa realiza encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

Com o tema “O caminho para o crescimento dos serviços de Saúde Bucal dos municípios do Estado do Pará”, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) por meio da coordenação estadual de Saúde Bucal, vinculada à Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde (DPAIS), encerrou ontem (05), no auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, o V Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do Pará.

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

O evento começou na segunda-feira (04) e reuniu cerca de 50 coordenadores municipais de Saúde Bucal participaram do evento. “Muitos gestores e prefeitos são novos na área e desconheciam as ferramentas de gestão e os programas do governo estadual e federal para captação de recursos, ampliação e aumento das suas equipes de saúde bucal, para dar mais acesso a população ao Sistema de Saúde”, disse Evaldo Bichara, coordenador estadual de Saúde Bucal.

Com o intuito de atualizar os representantes municipais, o encontro apresentou um panorama da saúde bucal do Estado do Pará, orientações sobre a elaboração de projetos de saúde bucal, fluxo de atendimento do serviço de Patologia Bucal do Hospital Universitário João de Barros Barreto, entre outros. O público alvo do evento foram os coordenadores municipais, diretores de atenção básica e todos os Centros Regionais de Saúde do Pará (CRS).

Dados – No Brasil, entre 2000 e 2010, não houve redução do índice CPOD (dentes cariados, perdidos e obturados) na população de 15 a 35 anos, apenas nas crianças até 12 anos. A cobertura de Saúde Bucal chega a apenas 18% no Brasil e se for considerada apenas as equipes de Saúde Bucal, a cobertura cai par somente 2% em Belém. São dados do ano base 2016 do Datasus.