População ribeirinha ganha Unidade Básica de Saúde em Abaetetuba

Fotos: Ascom/Sespa

O secretário estadual de Saúde Pública (Sespa), Vitor Mateus e o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, participaram hoje (31), da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial do município de Abaetetuba, destinada a população ribeirinha.

O município possui 153 mil habitantes, onde cerca de 40 mil pessoas moram na Região das Ilhas. “Temos 72 Ilhas e toda essa população depende de maré e embarcações para ter acesso aos serviços de saúde, educação e outros”, explicou Lucilene das Chagas, secretária municipal de Saúde.

De acordo com Lucilene, a UBS Fluvial serão ofertadas consultas médicas, odontológicas ainda feito o exame Papanicolau (PCCU) entre  outros serviços à população. “Ficamos imensamente felizes de levar a essa população o que ela tem direito. E estamos orgulhosos com o apoio do Governo do Estado e Federal”, acrescentou a secretária.

O secretário Vitor Mateus explicou que a Unidade Fluvial de Abaetetuba foi construída através de recursos federais e ainda estão programadas mais 17 UBSs para o Estado. Ele ressaltou que esse serviço passa a representar a facilidade ao acesso da população para o atendimento em ações básicas, principalmente aqueles que têm população ribeirinha expressiva.

“Essa inauguração representa para o Estado do Pará um ganho a mais na Atenção Básica. “São recursos que estão estimados em 1,9 milhões para o atendimento básico, especificamente para a zona rural. Essa é uma nova estratégia que está sendo implementada para dar acesso à população”, finalizou Vitor Mateus.

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar...