Sespa realiza vacinação contra o HPV em mulheres e homens de 15 a 26 anos

Fotos: Carla Fischer – Ascom/Sespa

Começou hoje (3), a vacinação contra o HPV Quadrivalente para mulheres e homens de 15 a 26 anos, no posto extra da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A ação será realizada todos os sábados do mês de março, direcionada exclusivamente para quem já recebeu a segunda dose da vacina, sendo obrigatória a apresentação do Cartão de Vacinação. A expectativa é vacinar cerca de cinco mil pessoas.

“É muito importante tomar certos cuidados com a saúde, e estar com as vacinas em dia é um deles”, disse Nathalie Saide, 26 anos, que foi ao posto tomar sua terceira dose da vacina. “A nossa saúde é muito valiosa, e nós mulheres, precisamos nos proteger contra o câncer de colo do útero e mudar esse cenário no país”, disse Jéssica Nunes, 25 anos.

A iniciativa é do Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Coordenação Estadual de Imunização, para otimizar os estoques disponíveis de vacina na rede de saúde. O esquema vacinal para essa faixa etária consiste em três doses, sendo que a segunda e terceira doses são tomadas dois e seis meses após a primeira, respectivamente.

Fotos: Carla Fischer – Ascom/Sespa

“O Programa Nacional de Imunização apontou que se poderia, excepcionalmente, abrir para esta faixa etária de 15 a 26 anos, para oportunizar o melhor uso dessas doses de vacinas. No mês de setembro de 2017, fizemos a primeira dose, em novembro a segunda e agora em março estamos completando a terceira dose”, explicou Jaíra Ataíde, coordenadora estadual de Imunização.

Fotos: Carla Fischer – Ascom/Sespa

“Tomei as duas primeiras doses contra o HPV aqui no posto extra da Sespa. Sempre me importei muito com a minha saúde e converso com as minhas amigas e amigos sobre a importância dessa vacina. Inclusive vou lembra-los desse posto extra”, contou Bianca Lobato, 25 anos.

A orientação do Ministério da Saúde é que a vacina continue sendo administrada apenas a meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos, que são o público destinatário da campanha e do calendário vacinal na rotina, sendo que para eles o esquema consiste em duas doses aplicadas com intervalo de seis meses entre elas.

Serviço: Posto extra de vacinação contra HPV Quadrivalente – Nível Central da Sespa (Rua Presidente Pernambuco, 489, entre Conselheiro Furtado e Gentil Bittencourt).

Período: Todos os sábados de março – 03/03  |  11/11  | 10/03 | 17/03 |  24/03 e 31/03.
Horário: 09 às 15h

Compareça e traga o cartão de vacinação