Influenza

ETSUS realiza curso de especialização técnica em oncologia

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

“Há uma troca valiosa nesse curso, pois além da parte teórica expomos as experiências do dia a dia de várias áreas da saúde, desde a atenção básica a alta complexidade”, disse a técnica de enfermagem do setor de hematologia do Ophir Loyola, Esther Sena, sobre o curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Oncologia, realizado pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará (ETSUS/PA) vinculada a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O curso iniciou hoje a sua segunda turma e terá duração de uma semana, sendo finalizada no próximo dia 23. O objetivo é promover a formação técnica especializada de enfermagem em Oncologia, para que possam atuar comprometidos com a consolidação do Sistema único de Saúde (SUS). A abertura também contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Vitor Mateus.

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

“Aqui vamos trabalhar toda a rede de cuidados da oncologia desde a parte da promoção, a prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos. E trazer para os alunos ensinamento teóricos e práticos – trabalhando a problematização, vivências e experiências”, explicou Patrícia Martins, coordenadora estadual de Oncologia e professora do curso.

Foto: Ascom ETSUS-PA

De acordo com diretor da Etsus-PA, Raimundo Sena, o mundo vive um  processo de transição demográfica e epidemiológica e a escola acompanha essa dinâmica qualificando os profissionais que atuam no SUS para suprir as necessidades prioritárias do Sistema. “Trabalhamos na qualificação dos profissionais para que possamos organizar as Redes de Atenção à Saúde visando reduzir os agravos e os problemas de saúde da população do Estado”, contou Sena.

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

“Eu trabalho numa Unidade de Saúde e estou enquadrada na Atenção Básica, então ouvindo situações de Alta Complexidade o meu conhecimento se expande muito mais para o auxílio com os pacientes”, disse Fernanda Salgado, técnica de enfermagem da Unidade de Saúde da Marambaia.

Participam do curso, técnicos de enfermagem da Atenção Básica, dos Centros e Unidades de Referência à Saúde da Mulher, da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Hospital Regional e o Hospital Ophir Loyola, abrangendo os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Bragança, Breves, Castanhal, Ponta de Pedras, Salinópolis, Santa Izabel e Santa Bárbara.

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

A formação tem carga horária de 360 horas, distribuídas entre teoria e estágio. A primeira turma foi realizada no período de 12 a 16 de março. Ainda esse ano mais duas turmas serão ofertadas para a Região do Baixo Amazonas e Carajás.