Maio Laranja

Campanha de vacinação quer prevenir avanço da gripe no Pará

Fotos: Carla Fischer – Ascom/Sespa

O Dia D da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza foi marcado hoje (12), na Praça da República, com a participação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A ação faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) em curso desde o dia 23 de abril para prevenir o avanço da gripe pelo país.

A partir de agora as vacinas ficarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e em postos volantes, mediante ações organizadas pelas prefeituras. “É necessário aumentar a cobertura vacinal da gripe anualmente. Existem algumas cepas que desenvolvem gripes mais graves e a vacina tem o papel de diminuir o acometimento dessas pessoas a exposição das Influenzas tipo A e B. E esse ano a vacina também vem cobrir a gripe H3N2”, disse o secretario estadual de Saúde, Vitor Mateus.

Fotos: Carla Fischer – Ascom/Sespa

A campanha se estende até o dia 1º de junho e a meta é vacinar 1,6 milhão de pessoas em todo o Pará, o que corresponde a 90% da população prioritária, ou seja, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos com mais de 60 anos de idade, mulheres grávidas em qualquer idade gestacional e puérperas (mulheres que tiveram bebês há até 45 dias), trabalhadores de saúde e professores das áreas pública e privada, indígenas aldeados, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, detentos e funcionários do sistema penitenciário; além os indivíduos com doenças crônicas comprovadas com laudo médico.

Fotos: Carla Fischer – Ascom/Sespa

“Participo da campanha todos os anos, não perco a oportunidade, até porque na nossa idade o cuidado desse ser dobrado. Espero que essa ação aconteça por vários anos, pois esse cuidado é necessário”, disse Manuel Lima, aposentado de 64 anos.

A vacina deste ano protege contra os vírus da gripe Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, e é fundamental para evitar o agravamento da gripe na população mais vulnerável, como a evolução para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até para o óbito, que podem ser causados por qualquer um desses vírus.

Fotos: Carla Fischer – Ascom/Sespa

“A vacina da gripe é prioridade para mim, pois muitos casos levam a morte. Então é melhor prevenir que remediar. Acho essa campanha é maravilhosa. Essas pessoas que fazem desse trabalho cuidam dos idosos e eu agradeço e peço que conservem essa ação”, disse Cecília Araújo, de 72 anos.

De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Sespa, até a 17ª Semana Epidemiológica de 2018, foram notificados 295 casos de SRAG, dos quais 15 evoluíram para óbito, daí a importância da vacina contra a gripe.

Segundo a coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde, é importante que a população procure imediatamente os postos de vacinação, porque até a última sexta-feira, o Pará tinha vacinado apenas 13% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

Jaíra espera que o resultado da campanha seja melhor do que de 2017 porque, segundo ela, apesar de o Estado ter alcançado a meta geral com 88% da população destinatária vacinada, uma avaliação por grupo prioritário apontou que em muitas regiões, a meta não foi alcançada, como, por exemplo, na 1ª Regional de Saúde, onde apenas 20% das crianças, 40% dos trabalhadores de saúde e 20% das gestantes foram vacinadas. A população de idosos foi a que mais se esforçou para se vacinar, alcançando 80% da meta.

Ela lembrou, ainda, que em 2017 o Ministério da Saúde estendeu a vacinação para toda a população, mas poucas pessoas procuraram os postos de saúde em busca de proteção que é dada gratuitamente pelo SUS.

Por isso, Jaíra pede maior empenho das Secretarias Municipais no sentido de sensibilizar e mobilizar essas populações, principalmente crianças, gestantes e idosos, que são as mais suscetíveis a evoluir para complicações quando são acometidas pelo vírus da gripe.

Além de tomar a vacina, a população deve adotar algumas medidas preventivas contra a gripe tais como lavar e higienizar as mãos antes de consumir alimentos e após tossir e espirrar, utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar nas mucosas dos olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos e garrafas, manter os ambientes bem ventilados; e evitar ficar perto de pessoas com sinais e sintomas de gripe.

Para a realização da Campanha de Vacinação no Pará, o Programa Nacional de Imunização (PNI) do MS enviou ao Estado 1, 8 milhão de doses da vacina, que já foram distribuídas pela Sespa, por meio dos 13 Centros Regionais de Saúde, aos 144 municípios, que são responsáveis pela execução da campanha.

O Dia D de Vacinação conta com 3.882 postos de vacinação fixos, 1.186 volantes terrestres e 320 volantes fluviais, sendo 391 na capital. A ação conta, ainda com 5.338 equipes de vacinação, envolvendo 21.350 pessoas e dispõe de 970 carros, 62 barcos, 16 voadeiras e 75 motocicletas.

Serviço: Os dados da campanha são atualizados constantemente pelas Secretarias Municipais de Saúde, que alimentam o vacinômetro do Ministério da Saúde, acessível para a população e para a imprensa pelo link: http://sipni.datasus.gov.br/si-pni-web/faces/relatorio/consolidado/vacinometroInfluenza.jsf

Texto: Carla Fischer com colaboração de Roberta Vilanova – Ascom/Sespa

Fotos: Carla Fischer