Governo inspeciona obras de saúde e educação e entrega equipamentos

O município de Itaituba, localizado a cerca de 1,3 mil quilômetros de Belém, no sudoeste do Pará, recebe agenda do Governo do Estado nesta terça-feira (3). O governador Simão Jatene visita uma série de obras no município, entre elas a da escola com 12 salas de aula que está sendo construída no distrito de Miritituba e do Hospital Regional Público do Tapajós. A comitiva governamental fará inspeção ainda nas obras do novo sistema de abastecimento e tratamento de água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

A agenda começa no início da tarde, com visita às obras da escola de ensino médio de Miritituba, a primeira do distrito. Em seguida, o governador e comitiva voltam à sede municipal, para inspecionar as obras do Hospital Regional Público do Tapajós, que está com 100% de estrutura concluída nos seis pavimentos. A cargo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o empreendimento apresenta as mesmas características de construção do Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci.

Atualmente, 250 trabalhadores estão distribuídos nos seis pavimentos da construção e na área externa do projeto. As equipes cumprem o cronograma nas etapas de instalações hidrossanitárias, elétricas, impermeabilização, revestimento interno e externo, equipamentos e piso. As etapas de serviços de cobertura, vidraçaria, forro, esquadrias de madeira e metálicas, serviços complementares, áreas externas e paisagismo já foram concluídos. O investimento é de R$ 148.036.562,34, recursos da Caixa Econômica Federal.

Referência

A construção na região do Tapajós conta com anexo com área funcional destinado às atividades complementares, planejado com espaços à realização de oficinas, cursos e eventos, auditório, lavanderia, cozinha, laboratório, banheiros, vestiários, subestação, casa de gases, resíduos sólidos e estacionamento para 30 veículos. O hospital vai ofertar atendimento de alta complexidade, com 165 leitos, dos quais 108 leitos operacionais nas seguintes especialidades: clínicas médica, cirúrgica, pediátrica, obstétrica e mais quatro leitos de isolamentos.

Também haverá 45 leitos complementares, com dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, dez de UTI pediátrica, dez Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal e cinco de UCI Canguru. A unidade hospitalar também terá 12 leitos de urgência e emergência e cinco leitos PPP (Pré-Parto, Parto e Puerpério). O hospital contará ainda com serviço de mamografia, ressonância magnética, tomografia, RX, ultrassonografia, endoscopia e terapia renal substitutiva, com 22 máquinas de hemodiálise.

Serviços

Após a inspeção das obras do Hospital Regional, a agenda prossegue com visita técnica à Estação de Abastecimento e Tratamento de Água da Cosanpa, obra que recebe investimentos de R$ 18.389.879,48. Em seguida, o governador chega à sede do 7º Grupamento de Corpo de Bombeiros, onde serão entregues dois convênios, para serviços de manutenção da Rodovia Transgarimpeira e da Estrada do Bis, importantes vias da região usadas para escoamento da produção agrícola e pecuária local.

Na ocasião, o Estado repassa à prefeitura máquinas e equipamentos adquiridos pelas secretarias de Estado de Transportes (Setran) e de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), para reforçar a infraestrutura e a agricultura familiar.

Texto: Luiz Carlos Santos – Agência Pará