Lacen-PA promove palestra sobre saúde e sexualidade femininas

Médica Sandra Leite profere palestra no Lacen-PA

Uma palestra sobre “Saúde e Sexualidade nas etapas de vida da Mulher: Questões Relevantes”, proferida pela médica ginecologista e obstetra  Sandra Helena Moraes leite, marcou, nesta quinta-feira (14), no auditório do Laboratório Central do Estado (Lacen-PA), as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, transcorrido no dia 8 de março.

Micheline Ramos, coordenadora do SASST, faz a abertura do evento

O evento, que reuniu cerca de 60 servidores, foi organizado pelo Serviço de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (SASST), Coordenação da Qualidade e Biossegurança e Comissão de Eventos. A abertura foi feita pela coordenadora do SASST, Micheline Ramos, que apresentou a palestrante e informou que o evento é mais uma iniciativa do que preconiza o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Sandra Leite alerta sobre prevenção do câncer de colo do útero

Com vasta experiência em Saúde Pública, por ser médica concursada do Estado e Município de Belém e ter exercido diversas cargos de gestão, além de chamar a atenção das mulheres para os cuidados com a saúde sexual e reprodutiva em todas as etapas da vida, Sandra apontou os principais desafios que a mulher enfrenta para ter acesso à informação e aos serviços e fazer valer os direitos previstos em diversas Políticas Públicas no Brasil.

Inicialmente, Sandra fez uma reflexão sobre o dia 8 de março, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, como Dia Internacional da Mulher, em homenagem às mulheres que lutaram por melhores condições de trabalho e outros direitos. “Precisamos reconhecer a luta e a vitória de muitas mulheres antes de nós, pois as conquistas são resultado de muita luta”, afirmou a médica. Ela também apresentou a linha do tempo das principais conquistas femininas, ressaltando que “é importante conhecer a história para compreendermos a dinâmica do mundo”.

Ela disse que o Brasil tem muitas diretrizes para as mulheres, no entanto, a maioria da população feminina não tem acesso aos serviços previstos nessas diretrizes.

Cerca de 60 servidores participam do evento

Câncer de colo do útero – No que tange à Saúde da Mulher, há ainda muita dificuldade de acesso ao pré-natal, planejamento familiar e exame preventivo do câncer do colo do útero (PCCU) e diagnóstico precoce do câncer de mama, além de outros serviços, como assistência no climatério.

Sandra ressaltou a importância da vacina contra o HPV, que está disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, uma vez que o câncer de colo do útero é causado pela infecção persistente de alguns tipos desse vírus chamados oncogênicos.  E informou que o tabagismo é um fator de risco para o câncer de colo do útero e que aumenta até dez vezes as chances de derrame cerebral e infarto do miocárdio.

Para finalizar, Sandra comentou sobre a sexualidade, anatomia e fisiologia femininas e sobre o quanto é importante que a mulher conheça o seu corpo e cuide bem dele, fazendo exames anuais, conversando com seu médico, tirando as suas dúvidas, deixando a vergonha e o preconceito de lado.  E isso deve começar desde a infância e adolescência, a partir de diálogos entre mães e filhas para que a mulher cresça mais segura e disposta a lutar por seus direitos em todos os aspectos da vida, incluindo o enfrentamento de todos os tipos de violência.

Após a palestra a Comissão de Eventos do Lacen-PA, coordenada pela servidora Rosa Virgínia, realizou um sorteio e distribuiu brindes para todas as servidoras, e Bernadete Oliveira, da Coordenação da Qualidade e Biossegurança, fez a entrega de um brinde para palestrante convidada.

Texto e fotos: Roberta Vilanova