Sespa segue com programação de prevenção ao câncer de cólo do útero

No mês dedicado a mulher, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realiza grande programação com ações de prevenção e combate ao Câncer do Colo do Útero, por meio da campanha “Março Lilás Por Todo o Pará”.
FOTO: José Pantoja/ASCOM Sespa
DATA: 19.03.2019
BELÉM – PARÁ

No mês dedicado a mulher, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realiza grande programação com ações de prevenção e combate ao Câncer do Colo do Útero, por meio da campanha “Março Lilás Por Todo o Pará”. A programação mais recente aconteceu no 7º Centro Regional da Sespa, unidade que atende os municípios do arquipélago do Marajó. No local foram realizadas palestras para profissionais da área da saúde. “Fizemos esta ação e realizamos palestra com objetivo de divulgar ações que visam controlar o Câncer de Colo de Útero no Estado, buscando alertar o público feminino marajoara sobre o assunto”, diz Josyenne Portal, coordenadora de Saúde da Mulher da 7ª Regional.

Ao longo de todo o mês, vários municípios realizam ações de prevenção ao câncer de colo de útero, uma doença que teve cerca de 500 casos registrados no Hospital Ophir Loyola, em 2018. “Cada município realiza sua ação, por meio de campanhas e eventos. O assunto ainda é um tabu no interior do Estado e durante as ações, muitas mulheres acabam aproveitando para fazer exames de prevenção”, completou Josyenne.

A Sespa segue com sua programação alusiva ao Março Lilás, com um encontro científico voltado para profissionais de saúde e áreas afins dos municípios paraenses e serviços correlacionados. O evento será realizado no próximo dia 21, no auditório do Ophir Loyola, às 9h.

Texto: Diego Beckman

Revisado por Caroline Rocha

Você pode gostar...