Manhã de saúde e cidadania movimenta aniversário do Ver-O-Peso

A Secretaria de Saúde Pública (Sespa) disponibilizou três unidades móveis com consultas médicas em pediatria, ginecologia, além de testes rápidos e aferição de glicemia e pressão arterial. Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa).

Considerada maior feira da América Latina, o Mercado do Ver-o-Peso comemorou 392 anos nesta quarta-feira (27). Para celebrar a data, o principal cartão postal de Belém recebeu uma programação que reuniu a população e os feirantes do local, além de uma ação integrada do governo estadual, com a presença do governador Helder Barbalho.

A Secretária de Saúde Pública (Sespa) disponibilizou três unidades móveis com consultas médicas em pediatria, ginecologia, além de testes rápidos e aferição de glicemia e pressão arterial. Quem trabalha no mercado aproveitou a oportunidade. “Não tenho muito tempo de ir ao médico e a ação veio como uma boa oportunidade para cuidar da saúde”, disse a gerente de loja, Sandra Trindade.

Para a dona de casa Maria Dias, que é frequentadora do Mercado, essa foi a oportunidade para trazer seu filho e realizar consulta médica. “Não sabia dessa ação e quando vi que tinha consulta aproveitei a chance para ter informações sobre a saúde do meu filho e a minha, pois é algo que é muito importante para todos”.

“Neste momento de festa, como é o aniversário da Ver-O-Peso é uma satisfação trazer aos feirantes e aos consumidores, serviços de saúde”, disse a diretora de Política de Atenção a Saúde da Sespa, Sâmia Borges.

Durante a programação, as mulheres receberam um atendimento especial e um convite para o encerramento da campanha “Março Lilás Por Todo o Pará’, realizada pela Sespa para combater o câncer de colo de útero, que será neste sábado (30), no Parque do Utinga, a partir das sete da manhã.  “O objetivo é fazer busca de mulheres que estão há mais de três anos sem fazer o preventivo, além de várias ações em prol da saúde e entre elas está a campanha Março Lilás. Todos estão convidados”, confirmou a coordenadora estadual de Saúde da Mulher, Itamara Santana.

Você pode gostar...