Pará recebe seis novas ambulâncias para a saúde prisional

FOTO: MARCO SANTOS / AGÊNCIA PARÁ
DATA: 11.04.2019
BELÉM – PA

O governador do Pará, Helder Barbalho, e o secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, receberam, nesta quinta-feira (13), seis novas ambulâncias que serão destinadas a presídios do Pará. As unidades servirão para atendimento e suporte à saúde prisional dos internos custodiados pelo Estado, nos municípios de Ananindeua, Belém, Marituba, Marabá e Santarém.

Com a aquisição das ambulâncias, o atendimento emergencial aos internos será mais seguro e reforçado, garantindo o cuidado necessário aos que estiverem em condições mais debilitadas.

FOTO: AKIRA ONUMA / ASCOM SUSIPE
DATA: 11.04.2019
BELÉM – PA

“A entrega dessas ambulâncias fará um diferencial no atendimento de internos debilitados, dentro das unidades penais, e que precisam de maiores cuidados no transporte até às unidades hospitalares. Com ambulâncias equipadas, eles serão atendidos e acompanhados por uma equipe 24h, garantindo assistência humanizada para essas pessoas privadas de liberdade”, explicou o secretário Extraordinário para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos.

Os veículos foram adquiridos com repasses do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), do ano de 2017. O investimento total é de aproximadamente R$ 1 milhão. As ambulâncias possuem macas, cilindros de oxigênio, máscaras de nebulização, extintores, suporte para soro, além de outros equipamentos médicos.

O secretário de Saúde do Estado, Alberto Beltrame, participou da cerimônia de entrega dos veículos e ressaltou a importância da aquisição para o sistema prisional.

“É um avanço no acesso ao sistema de saúde para todo o público do sistema prisional, especialmente, aos apenados, que necessitam de transporte de urgência. Essa também é uma forma do Estado recuperar essas pessoas, prestando um serviço de qualidade e garantindo os seus direitos”, destacou Beltrame.

FOTO: AKIRA ONUMA / ASCOM SUSIPE
DATA: 11.04.2019
BELÉM – PA

Em 2018, através de recursos provenientes do Funpen para a compra de equipamentos destinados à saúde prisional, foram investidos R$ 1.600.000, parte destinada a compra das ambulâncias. No mesmo ano, a Susipe realizou mais de 200 mil atendimentos à saúde, incluindo saídas de urgência/emergência e consultas.

Helder Barbalho falou sobre os investimentos que serão destinados a saúde prisional e a importância do Estado prestar assistência humanizada aos apenados. “Sabemos da responsabilidade que temos em preservar à saúde dos apenados e manter os cuidados necessários para um atendimento humanizado dentro dos presídios. Vamos investir em ações positivas no sistema prisional, com o intuito de recuperar essas pessoas e devolvê-las, efetivamente, ressocializadas à sociedade”, garantiu o governador.

Por Melina marcelino

Você pode gostar...