Mais de 1.300 atendimentos são realizados na Ação Cidadania

Um dos bairros mais populosos de Ananindeua, o Distrito Industrial recebeu, na manhã deste sábado (27), o Ação Cidadania, projeto promovido pelo governo do Estado, por meio da Fundação Parápaz. Os serviços nas áreas de saúde, assistência e cidadania, que caracterizam a iniciativa, foram ofertados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Antônio Teixeira Gueiros.

FOTO: WAGNER SANTANA / AGENCIA PA

Lotando as dependências da escola, a população compareceu cedo ao local para participar da programação, que ocorreu das 8h às 13h. Foram feitos cerca de 1.300 procedimentos, entre consultas médicas com especialistas nas áreas de clínica médica e pediatria, verificação de pressão arterial, testes de glicemia, atendimentos odontológicos, distribuição de kits de higiene bucal, emissão de CPF, carteira de identidade, certidões de nascimento, encaminhamento para emissão de carteira de trabalho e cortes de cabelo.

Ocorreram, ainda, palestras educativas sobre trânsito seguro e prevenção de acidentes domésticos, oficinas de alimentação alternativa e de artesanato, e o “Papo di Rocha”, projeto da Superintendência do Sistema Penal (Susipe), com a participação da reeducanda Cristiane Cardoso.

FOTO: WAGNER SANTANA / AGENCIA PA

Estiveram presentes na Ação Cidadania o governador do Estado, Helder Barbalho, a primeira-dama, Daniela Barbalho, a presidente da Fundação Parápaz, Ray Tavares, o secretários de Estados, deputados estaduais, vereadores e o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, além de funcionários dos diversos órgãos do Estado que realizaram os serviços à população.

“Estou muito feliz por estar com o governo do Estado aqui presente, cuidando das pessoas, próximo da população, construindo a cada instante um governo que possa ser capaz de chegar onde as pessoas estão. E o Parápaz tem esse papel de cuidar, proteger, oferecer serviços. Desejo que possamos trabalhar por Ananindeua, em parceria com a prefeitura, construindo uma agenda comum para que o município possa se desenvolver. É a cidade que eu moro, por quem tenho um carinho especial”, disse Helder Barbalho.

A dona de casa Rosinete Ferreira, moradora do Distrito Industrial, levou os netos Nícolas Kauan, 7, e Marcos Vinicius, 3, para se consultarem com a pediatra Maria Niedja Cunha, da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). Apresentando um quadro febril, Nícolas saiu da consulta medicado e, sua avó, com as orientações de como proceder caso o neto voltasse a apresentar alguma alteração em seu quadro clínico. “A doutora medicou e agora ele vai ficar bom. Agora é só saúde”, disse Rosinete.

FOTO: WAGNER SANTANA / AGENCIA PA

“Assim como em todos os municípios pelos quais a Ação Cidadania já passou no Estado, aqui em Ananindeua também representou um ganho grande para a população, porque a gente vê a procura pelos serviços e constata que havia um déficit muito grande da gestão anterior, que o Governo do Estado agora está tentando suprir, levando à comunidade esses serviços tão necessários “, disse a  presidente da Parápaz, Ray Tavares.

A visão de trabalho conjunto também foi destacada na fala do prefeito Manoel Pioneiro. “É importantíssima a parceria do governo do Estado, Alepa. Temos a certeza de que estamos integrados com os Poderes Executivo, Legislativo e sempre respeitando, também, o Poder Judiciário”, disse o gestor de Ananindeua.

Por Claudia Aguilla

Você pode gostar...