Sespa convoca população no Dia D para se vacinar contra a gripe

FOTO: SIDNEY OLIVEIRA / AG. PARÁ

Apenas 9% da população indicada para se vacinar procurou as Unidades Básicas de Saúde no Pará durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe, em vigor desde o dia 10 de abril. Para que a meta de 90% seja alcançada, é essencial que as pessoas dos grupos prioritários aproveitem o próximo sábado, 04, para se imunizar durante o Dia D.

Nesse dia, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fará uma grande ação de vacinação em Belém no Centro de Saúde do Marco alusiva à data, a partir das 9 horas. “A ocasião acontece para facilitar o acesso de maior número de pessoas que não dispõem de tempo para ir às Unidades de Saúde durante a semana. É importantes que todos se empenhem a fim que o Pará cumpra essa meta, sobretudo com as crianças, que no ano passado foi o único segmento não atingido”, alerta a coordenadora da Divisão de Imunizações da Sespa, Jaíra Ataíde.

Dessa forma, o Dia D é o momento em que todas as Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado funcionarão entre 8 e 17 horas. “Além desses locais, é recomendado que as prefeituras disponibilizem os postos volantes, para que equipes de vacinação possam aplicar as doses em outros locais de concentração popular, como escolas, shoppings, supermercados, salões paroquiais e centros comunitários”, recomenda Jaíra Ataíde.

Assim, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) orienta que poderão se vacinar os que pertencem aos grupos prioritários: crianças com idade entre seis meses e menores de 06 anos; grávidas em qualquer período gestacional; mulheres até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; povos indígenas; pessoas acima de 60 anos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas de qualquer idade com doenças crônicas, como diabetes e outras condições clínicas especiais; jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, além de profissionais das forças de segurança e salvamento, incluindo policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas). Quem tomou a vacina contra a gripe em 2018, deve tomar novamente este ano.

A campanha vigora até 31 de maio e a meta é vacinar 2.074.497 pessoas ou, no mínimo, 90% desse total, que corresponde a 1.838.439 pessoas. Para isso, o Pará está recebendo do governo federal 2.100.000 doses da vacina. A vacinação é a principal medida preventiva contra a gripe, porém o Pará não alcançou a meta de 90% entre as crianças menores de cinco anos na Campanha de 2018, sendo, portanto, a prioridade neste ano de 2019.

Segundo estatísticas do Pará contidas no site do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, até à tarde de quarta-feira, 30 de abril, pouco mais de 9% da meta havia sido cumprida. Nos grupos prioritários, os indígenas ainda permanecem como os menos vacinados, correspondendo a 6,23%; seguidos pelas crianças (9,63%); professores (10,50%); idosos (11%); gestantes (12%); trabalhadores de saúde (12,31%) e puérperas (13%).

Os dados estão disponíveis para apreciação pública no link (http://sipni.datasus.gov.br/si-pni-web/faces/relatorio/consolidado/vacinometroInfluenza.jsf).

Como ocorre em toda campanha, os municípios são responsáveis pela aplicação das vacinas, ou seja, as doses estarão disponíveis em qualquer Unidade Básica de Saúde, nas salas das Estratégias de Saúde da Família e em outros locais definidos pelas gestões municipais.

Conforme explica a nota técnica da Divisão de Imunizações da Sespa, a vacina em questão é importante porque evita algumas complicações causadas pelo vírus influenza, como pneumonia e doenças cardíacas. Assim, ao tomar a vacina, a pessoa não se protege apenas contra a gripe, mas evita quadros mais graves relacionados com hospitalização e morte.

O informe também assinala que a vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave a ovo de galinha e seus derivados. Outra recomendação importante do Ministério da Saúde: as pessoas que tomaram vacina no ano passado devem repetir o esquema esse ano, pois a ação da vacina contra a gripe leva duas semanas para funcionar e dura cerca de 09 meses. A reaplicação é necessária porque a vacina oferecida em 2019 é diferente e resguarda o organismo contra outras mutações do vírus.

Orientadora da campanha no Pará, a Sespa recomenda que os profissionais das secretarias municipais de Saúde se empenhem em convencer a população a aderir à vacinação. No Estado são 2.958 postos de vacinação fixos, além de 758 volantes terrestres e 62 volantes fluviais, com 21.350 pessoas envolvidas, incluindo 5.338 equipes de vacinação.