Sespa participa de Ação de Saúde na região do Caeté

Atendimento odontógico na Unidade Móvel da Polícia Militar

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está participando desde o dia 4 de maio, da Ação Saúde por Todo o Pará, na região do Caeté, beneficiando a população dos municípios de São João de Pirabas, Peixe-Boi, Nova Timboteua, Santarém Novo, Quatipuru, Primavera e São João de Pirabas.

Realizada em conjunto com a Ação Cidadania organizada pelo Pará Paz, a ação desenvolvida pela  Sespa tem oferecido à população serviços como aferição de pressão arterial, e teste de glicemia, testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites virais, avaliação nutricional, vacinação, distribuição de preservativos, emissão de carteira do SUS e regulação de paciente para atendimento especializado.

Sob responsabilidade da Coordenação Estadual de Saúde Bucal da Sespa, também foram disponibilizados atendimentos odontológicos, exames clínicos odontológicos para diagnóstico de câncer bucal, escovação supervisionada, kits de higiene bucal, aplicação de flúor e palestras educativas e preventivas.

Alessandra Amaral, coordenadora estadual de Saúde Bucal

Segundo a coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral, esses serviços foram realizados em parceria com o 4º Centro Regional de Saúde e Polícia Militar, que disponibilizou uma unidade móvel odontológica, enquanto a pertencente à Sespa ainda está sendo preparada.

Alessandra informou, ainda, que até o momento foram realizados 123 atendimentos odontológicos e entregues 415 kits de higiene bucal, às populações de São João de Pirabas, Peixe-Boi, Nova Timboteua e Santarém Novo, numa média de 30 atendimentos e 100 kits por município. “Até hoje, nenhum caso suspeito de câncer bucal foi detectado”, disse a coordenadora estadual.

Nesta quarta-feira, em Santarém Novo, o prefeito da cidade, Laercio Costa de Melo, agradeceu ao governo do Estado pela iniciativa na área da Saúde. “Agradeço ao governador Helder Barbalho por ter escolhido Santarém Novo, que é um município pequeno, mas carente, e que o trabalho possa continuar e a equipe possa voltar aqui mais vezes, para que a gente possa desenvolver um trabalho mais digno e mais completo para a população de Santarém Novo”, disse o prefeito.

Os próximos municípios a receberem a ação são Quatipuru nesta quarta-feira (08), Primavera na quinta (09) e novamente São João de Pirabas, na sexta-feira (10), juntamente com as comemorações do aniversário da cidade.

Texto: Roberta Vilanova

Fotos: Coordenação de Saúde Bucal

Você pode gostar...