Mais de duas mil pessoas atendidas em São João de Pirabas

Consulta médica na unidade móvel da Sespa

Mais de 2 mil pessoas foram atendidas em mais uma edição do Ação Cidadania em São João de Pirabas, localizado na região do Salgado, nesta sexta-feira (10), data em que o município completa 31 anos. Serviços de saúde e assistência social começaram a ser oferecidos desde o último sábado (4), pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Articulação da Cidadania (Seac) e de Saúde Pública (Sespa), e Fundação Parápaz.

Durante esta manhã, o governador Helder Barbalho participou da programação, juntamente com o prefeito municipal e várias autoridades. As atividades ocorreram no Campo do Bacuri, em Pirabas. Consultas nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Ortopedia, além de vacinação, avaliação nutricional, verificação de pressão arterial e realização de testes de glicemia, HIV, sífilis e hepatite virais foram oferecidas.

Além disso, a população pode receber atendimento odontológico, aplicação tópica de flúor, kits de higiene bucal e escovação supervisionada; emitir cartão do SUS, carteira de identidade e fazer agendamento para Carteira de Trabalho. Por fim, também foi oferecida orientação jurídica e empresarial, atividades sob a responsabilidade da Defensoria Pública do Estado e do Sebrae, dois grandes parceiros da Fundação Parápaz na realização do evento.

Para Ray Tavares, presidente do ParáPaz, é mais uma ação de cidadania exitosa, levando benefícios a quem mais precisa. “São 31 anos de São João de Pirabas. Hoje estamos fechando com 2.110 atendimentos. Estamos felizes, pois a população mostra que realmente estamos acertando ao oferecer serviços e, desta forma, sanar uma lacuna nos municípios mais distantes da capital. Parabéns aos moradores, à cidade e vamos continuar levando à população serviços em todas as áreas em parceria com todos os órgãos que pudemos”, ressaltou.

O pirabense Elton Ferreira tirou a segunda via da carteira de identidade e falou da facilidade do serviço na ação. “A identidade foi tirada muito rápido. A ação de cidadania é muito boa. Nosso município precisava desse apoio e a gente agradece ao prefeito e ao governador que estão trabalhando juntos”, avaliou o vigilante.

Governador Helder Barbalho participa dos 31 anos de São João de Pirabas

O chefe do Executivo estadual ratificou a importância de presentear a população por meio da ação. “É fundamental atender a nossa gente. É isso que estamos fazendo aqui, prestando serviço de cidadania, trazendo diversas ações para que a população de Pirabas possa usufruir. Carteira de identidade, serviços de saúde, serviços sociais, de proteção. São políticas do governo sendo ofertadas para que a população de São João de Pirabas possa ser contemplada neste dia de aniversário. E quero reafirmar o meu compromisso de estar junto do município para trabalhar por toda esta gente”, frisou Helder Barbalho.

Compromisso – Durante a visita ao munícipio, o governador assumiu o compromisso de reativar o Hospital de Pirabas. A unidade de saúde é particular e está fechada, mas, segundo Helder, a Sespa já está em fase de articulação para que o espaço seja reaberto e que faça atendimento de forma gratuita.

Outro compromisso assumido foi de levar para São João de Pirabas dois cursos de nível superior em instituições públicas, o de história e de administração. O prefeito do município, Antonio Menezes, conhecido como Tonhão, lembrou das dificuldades na administração pública, devido às chuvas do inverno amazônico, mas que acredita na parceria com o Estado para o avanço de Pirabas.

“Contar com as autoridades e receber o governador já é sinal de bom relacionamento entre o Estado e o município. Então, nesse momento, temos muito a agradecer, em especial às equipes do ParáPaz, da Sespa e das demais secretarias e órgãos. Hoje, o povo de Pirabas está de parabéns e só temos a agradecer esse apoio do governo com o nosso município”, finalizou.

Estiveram presentes também no evento, além do governador do Estado, Helder Barbalho, o prefeito municipal de São João de Pirabas, Antonio Menezes; o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Daniel Santos; os deputados federais Cristiano Vale e Eduardo Costa; os deputados estaduais Miro Sanova, Nilse Pinheiro, Paula Gomes e Michelle Begot; a prefeita de Primavera, Renata Sousa; o prefeito de Peixe-Boi, Mozart Cavalcante Filho; o secretário de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Inocêncio Gasparim; o presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), José Scaff; o secretário de Ciência e Tecnologia (Sectet), Carlos Maneschy; e a presidente do ParáPaz, Ray Tavares.

Texto: William Serique/Secom

Fotos: Marcelo Seabra/Secom