Sespa leva serviços para ações de cidadania em três municípios

Executados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), vários serviços de saúde fizeram parte das ações de cidadania que o governo estadual levou no sábado, 18 de maio, ao bairro do Bengui, em Belém, e aos municípios de Ananindeua e Nova Esperança do Piriá.

Só no bairro do Bengui, cerca de três mil pessoas foram atendidas durante a manhã de sábado por serviços oferecidos pela Sespa, Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac) e Fundação ParáPaz. As atividades ocorreram no Espaço Tia Anísia.

Consultas nas áreas de clínica médica, pediatria, ginecologia e ortopedia, além de vacinação, avaliação nutricional, verificação de pressão arterial, emissão de carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e realização de testes de glicemia, HIV, sífilis e hepatite virais fizeram parte da programação.

No odontomóvel instalado na ação realizada no Bengui, a Coordenação de Saúde Bucal da Sespa realizou 32 atendimentos odontológicos e 82 exames intra oral e extra oral para detecção de câncer bucal, dos quais três casos foram encaminhados para a realização de biópsia. A atividade ainda distribuiu 500 Kits de higiene dental, em meio a palestras educativas e preventivas.

Em Nova Esperança do Piriá, as ações da Sespa incluíram a distribuição de 200 kits de higiene bucal contendo escova, creme e fio dental e a realização de palestras educativas e preventivas para uma melhor saúde dentária. Já em Ananindeua, atividades similares aconteceram em parceria com alunos do curso de Odontologia da Universidade da Amazônia (Unama), incluindo distribuição de kits de higiene bucal, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor em 400 crianças.

Todas as ações foram também alusivas ao encerramento da Semana Paraense de Enfrentamento à Violência contra a Criança e Adolescente, realizado pela ParáPaz. (Com informações de William Serique, da Agência Pará)

Você pode gostar...