Governo entrega caminhonetes para reforçar ações de saúde em 30 municípios

Automóveis vieram do Ministério da Saúde e serão utilizados em vacinações e controle de doenças

O governador Helder Barbalho e o secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame, entregaram, na tarde desta quarta-feira (12), no Palácio do Governo, em Belém, onze veículos, do tipo caminhonete, que vieram do Ministério da Saúde para municípios do interior do Pará. Os automóveis serão utilizados nos trabalhos de vigilância em saúde, como vacinação, controle de doenças e avaliação epidemiológica.

O Ministério da Saúde está, ao todo, doando 32 veículos para o Estado, dos quais dois são para a Secretaria de Saúde (Sespa) e 30 para os municípios. Desses, onze foram entregues de forma simbólica na tarde desta quarta-feira para os respectivos representantes das cidades.

“Esses veículos servirão para o trabalho de vigilância, ou seja, acompanhamento epidemiológico e de vacinas, além do combate a doenças. São caminhonetes adaptadas que poderão se locomover por todo o território desses municípios. Considero a ação um grande avanço, um benefício para o Estado e só nos resta agradecer, pois os veículos levarão equipes volantes da vigilância em saúde, para atuar na prevenção e na orientação da população sobre os riscos da não vacinação e outros cuidados”, resumiu o titular da Sespa.

Os municípios contemplados com as doações são: Igarapé-Miri, São Sebastião da Boa Vista, Garrafão do Norte, Oeiras do Pará, Bujaru, Muaná, Curuá, Porto de Moz, Santa Cruz do Arari, Santarém Novo, Curuçá, São Caetano de Odivelas, Chaves, São João de Pirabas, Aveiro, Bannach, São Domingos do Capim, Jacareacanga, Concórdia do Pará, Moju, Ourém, Capitão Poço, Terra Alta, Anajás, Melgaço, Baião, Quatipuru, Alenquer, Ponta de Pedras e Colares.

Segundo a superintendente do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Pará, Marli Cruz da Rosa, o critério para a escolha dos municípios se deu pela necessidade de todos aperfeiçoarem as ações de Vigilância de Saúde, a exemplo das visitas domiciliares e a aplicação de fumacê em localidades infestadas pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika.

O prefeito de Chaves, no arquipélago do Marajó, Bira Barbosa, ressaltou a importância da doação para o município, que não tem arrecadação própria e sobrevive, basicamente, dos repasses federais e estaduais para promover políticas públicas para os seus mais de 23 mil habitantes.

Chaves são recebidas pelos prefeitos das mãos do governador Helder Barbalho e do secretário de Saúde, Alberto Beltrame Fotos de Marco Santos (Agência Pará).

“Esse veículo terá uma grande utilidade para a sociedade chavense, pois a grande maioria dos habitantes do município está espalhada nos interiores, que estão bastante castigados pelas chuvas e enchentes recentes, tanto que até decretamos situação de emergência no local”, relatou.

Da mesma maneira, o prefeito de Santarém Novo, Laércio Melo, fez questão de agradecer pelo apoio do Ministério da Saúde a município pequenos, como é o caso de Santarém Novo. “Lá, somos cerca de sete mil habitantes, que dependem basicamente da saúde pública. Então, qualquer bem ou patrimônio para utilização da população é muito bem-vindo”, frisou.

(Com informações de Elck Oliveira, da Agência Pará).