Curso atualiza profissionais de enfermagem em exames de câncer de mama e de colo do útero

Curso aborda procedimentos de coletas e outras atividades de prevenção

Começaram, nesta segunda-feira (24), na Escola Técnica do SUS (ETSUS) mais duas turmas do Curso de Atualização no Controle do Câncer de Mama e Colo do Útero com ênfase na Coleta do PCCU e Exame Clínico da Mama. O curso realizado pela ETSUS e é destinado a profissionais da área de enfermagem da capital e Região Metropolitana de Belém.

Ao longo desta semana, os participantes terão oportunidade de aprender sobre procedimentos envolvendo coletas e outras atividades no combate ao câncer de mama, uma vez que ainda é alto o número de mulheres que morrem de câncer de mama e de câncer de colo do útero no Pará.

Diretora da ETSUS, Margareth Braun, faz a abertura do curso

A capacitação também serve para atender melhor à população da região metropolitana, que busca este tipo de serviço para realização de exames de prevenção. “Nosso objetivo é capacitar enfermeiros, atuantes na atenção básica, visando a melhorar a assistência prestada às mulheres da comunidade da sua área de atuação e abrangência, reduzindo, assim, as taxas de morbidade e mortalidade”, explicou a coordenadora do curso de PCCU, Socorro Medeiros.

O grande ponto do curso é garantir qualidade na prevenção de saúde à mulher. “Conhecimento atualizado sobre o Câncer de Mama e Colo de Útero para poder aplicá-los no seu dia a dia, sendo multiplicadores das informações e, assim, contribuindo para promoção e prevenção da saúde da mulher”.

O curso tem duração de 360 horas e vai até a próxima sexta-feira (28), com a entrega de certificados aos participantes.

Texto e fotos: Diego Beckman

Você pode gostar...