HRPM celebra importância do hospital com segurança e humanização no atendimento

Hospital Regional Público do Marajó (HRPM)

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), atua na região há mais de oito anos, cuidado e prezando pela saúde de seus milhares de usuários por meio da assistência de média e alta complexidade oferecida pela equipe multiprofissional disposta a atender e acompanhar todo o processo, desde a admissão do usuário até sua recuperação.

Em alusão ao dia do Hospital, comemorado em dois de julho, a equipe do HRPM celebrará a data por todo o mês com ações de educação com dicas de saúde aos colaboradores, usuários e acompanhantes nas áreas de atendimento do hospital.

Elizete do Amaral, usuária do HRPM

Elizete do Amaral, 32 anos, é uma das usuárias do HRPM que agradece bastante pelo atendimento recebido. “Parabenizo todos os hospitais e, em especial, o Hospital Regional, onde fui muito bem tratada. Quando descobri que estava grávida com placenta gemelar com um único embrião, chegaram a falar que eu corria riscos de perder o bebê, mas no hospital encontrei atendimento adequado”, relembrou.

Apesar de toda assistência oferecida, ela admitiu que no começo foi muito complicado. “Com 34 semanas eu tive ameaça de aborto, mas graças a Deus e todos daqui, tive meu bebê que hoje passa muito bem. Só tenho a agradecer a toda equipe do regional”, ressaltou a atendente de loja que teve seu primeiro filho, no dia 1º de julho.

Para a diretora executiva do HRPM, Rejane Xavier, a data reflete a importância da instituição para toda a população. “O hospital será sempre esse cenário de vitórias e derrotas, pessoais e coletivas. Nesse contexto de grandes lutas e batalhas, está o Hospital Regional, aqui em Breves”. Desde 2010, nossa equipe vem garantindo à população marajoara um atendimento construído pela ética, qualidade, segurança assistencial, compromisso e humanização. Queremos assim, homenagear todos os profissionais da saúde que contribuem de forma direta e indireta, ajudando a salvar vidas”, disse a gestora.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o hospital pode ser definido como “a parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o domiciliar, constituindo-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente.

Acredita-se que antes do século 18 os hospitais eram vistos apenas como forma de isolar da sociedade as pessoas que necessitavam de cuidados. Apenas no final do século XVIII o objetivo principal passou a ser a cura e a reintegração dos doentes.

Bloco cirúrgico do HRPM

Estrutura do HRPM – É uma unidade que presta assistência de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara que compreende os municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde compreendido por Breves, Anajás, Curralinho, Bagre, Portel Melgaço, Gurupá.

Nos primeiros 100 dias deste ano, a equipe do HRPM efetivou mais de 92 mil atendimentos, o que representa um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, que ainda é celebrado por mais de 98% do índice de satisfação do usuário.

Dos atendimentos realizados, foram 5.295 consultas ambulatoriais, 1.001 de urgência e emergência, 827 internações, 817 saídos, 49.719 exames gerais, 504 transfusões, 26.985 sessões de fisioterapia, 1.944 atendimentos do Serviço Social, 815 em Psicologia, 3.338 em Fonoaudiologia, 105 partos e 753 cirurgias, que impactaram positivamente nos indicadores que demonstram a importância do HRPM para uma assistência cada vez mais efetiva e segura.

Serviço: O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto e fotos: Jéssica Ayres

Você pode gostar...