Unacon vai à praia para prevenção do câncer de pele no sudeste paraense

Equipe da Unacon realiza ação na praia Queiroz Galvão, em Breu Branco

Período de férias chegou e, para quem mora no sudeste do estado ou visita a região, é tempo de se divertir, de curtir as praias e balneários, mas é preciso ter cuidado com os excessos.

A equipe da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), alerta sobre os perigos da falta de cuidado, principalmente, com a pele, durante o período do verão amazônico.

De acordo com a radio oncologista da Unacon, Priscila Conceição, as condições climáticas da região contribuem para o surgimento de doenças, como o câncer de pele. “O câncer de pele, está entre os três tipos mais freqüente da doença, que é tratado na unidade, e a maioria dos casos não são melanomas, são causados devido a exposição solar”, garante a médica.                                                                 Ainda segundo a doutora Priscila, com alguns cuidados e precauções, é possível prevenir a doença, como o uso de protetor solar e evitar a exposição excessiva ao sol, nos horários entre 10h e 16h. São orientações como estas, que os funcionários da Unacon- Tucuruí têm levado a quem freqüenta as praias da região.

Técnica da Unacon orienta sobre o uso do protetor solar

No último domingo, 7,  eles estiveram na praia Queiroz Galvão, no município de Breu Branco.                                                                                  A atuação da equipe Unacon será por todo o mês de julho. Nas praias, os profissionais abordam os veranistas, distribuem brindes de proteção contra o sol e orientam sobre a importância do uso do protetor solar, que está sempre a mão para atender quem não se atentou para esse cuidado.

O diretor executivo da Unacon, Thiarle Dasse, acompanha a equipe e garante que a recepção da população é muito boa e que a ação irá continuar durante todo o período das férias. “Nós ficamos muito satisfeitos com o resultado da ação nas praias, as pessoas aceitam bem a nossa presença, prestam atenção e demonstram ter compreendido o bem que o uso do protetor solar causa e como esse hábito simples, pode ajudar a evitar doenças graves como o câncer de pele. Esse é o nosso objetivo, orientar, não é só tratar o câncer, mas ajudar na prevenção, por isso estaremos aqui conscientizando as pessoas, durante todo o período das praias”, afirmou o gestor.

Com uma abordagem leve e uma linguagem simples e acessível, a equipe da Unacon Tucuruí, consegue a atenção de quem está nas praias e transmite a mensagem de que prevenir ainda é o melhor caminho.

Dados da doença– A Unacon é uma unidade do Governo do Estado que foi implantada, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com a finalidade de ampliar e assegurar assistência integral a pacientes portadores de câncer nas regiões do Lago, Carajás e Araguaia, área que abrange 38 municípios e aproximadamente 1 milhão e 800 mil habitantes, oferecendo aos pacientes da região, a possibilidade de realizar o tratamento mais perto da família.

No primeiro semestre deste ano foram realizados 13.776 atendimentos/procedimentos mais relevantes. Desses, 2.161 doram de atendimentos médicos. Os tipos de cânceres mais comuns em usuários assistidos pela unidade são mama, próstata e de pele.

Inca- De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente. Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas.

Mais comum em pessoas com mais de 40 anos, o câncer de pele é raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas. Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo.

Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar deste câncer ou com doenças cutâneas prévias são as mais atingidas.

O câncer de pele não melanoma apresenta tumores de diferentes tipos. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular (o mais comum e também o menos agressivo) e o carcinoma epidermoide.

Serviço: A Unacon é 100% e está localizada no prédio anexo ao Hospital Regional de Tucuruí, na Av. Amazônidas s/n, Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928/4599.

Texto: Lucília Siliprandi/Unacon