Sespa chega à Cabanagem com ação de saúde bucal

Dentistas ensinam Jhemilly como escovar os dentes

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, participou nesta quinta-feira (11), do início do Programa Territórios pela Paz (Ter Paz) no bairro da Cabanagem, levando uma ação de saúde bucal para a comunidade. A programação incluindo todas as Secretarias Estaduais foi realizada das 9h às 16h na Escola Estadual de Ensino Médio José Valente Ribeiro.

A coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral, representou a Sespa na abertura oficial do Ter Paz, ressaltando que as ações de saúde serão permanentes no bairro a partir de agora.

Alessandra Amaral, coordenadora da Saúde Bucal

Para Alessandra, a paz não depende só de ações no âmbito da Segurança Pública. “Nós temos que estar com todos esses serviços integrados. Saúde, Educação, Cultura e lazer, trazendo para a população a segurança e a presença do Estado, que vai estar aqui não só com a polícia mas com todos os serviços necessários para contribuir com a melhoria da vida da população”, disse a coordenadora estadual.

Ela ressaltou que a saúde bucal também está relacionada com a autoestima do indivíduo. “Não só a saúde começa pela boca, mas a autoestima de arrumar um emprego, de ter uma aparência melhor. Além disso, a doença e a dor deixam a pessoa irritada e estressada, daí a importância dos serviços que serão oferecidos para mudar a realidade dessas pessoas”, complementou Alessandra.

Palestra reúne crianças e adultos

A equipe de Saúde Bucal reuniu as crianças e seus responsáveis, numa sala de aula, para apresentação de um vídeo e palestra sobre o tema “Saúde Bucal: aprenda a cuidar dos dentinhos brincando”.

A ação educativa foi realizada por Alessandra Amaral juntamente com sua equipe composta pelos cirurgiões-dentistas Amujaci Tavares, Marilda Braga, Davi Aires e Ivete Boulhosa, e pela auxiliar de saúde bucal, Sara Reis.

Ivete Boulhosa, Sara Reis, Alessandra Amaral, Marilda Braga, Amujaci Tavares e Davi Aires

Com o uso de um modelo de arcada dentária, as crianças aprenderam sobre a forma correta de escovar os dentes, a usar o fio dental e que devem fazer  isso todos os dias, principalmente, após as refeições. Uma informação importante que responsáveis receberam é que o primeiro molar permanente nasce por volta dos seis anos de idade e que precisa ser bem cuidado porque não é um “dente de leite” como muitas pessoas pensam. E por causa disso, muitas crianças acabam perdendo esse dente muito cedo

Jhemilly e Jhully , ambas de dois anos de idade, participaram da atividade juntamente com suas mães Bianca Almeida e Elaine Silva respectivamente. “O desenho animado chama a atenção das crianças para um tema importante para a saúde”, opinou Bianca.

Texto e fotos: Roberta Vilanova

 

 

 

 

Você pode gostar...