Sespa leva orientações sobre saúde em ações de verão

A odontóloga Alessandra Amaral, coordenadora estadual de Saúde Bucal, em ação na praia do Atalaia, em Salinas

Realizada pelo Governo do Estado, a Operação Verão também tem oferecido ações de saúde no combate às IST/Aids, Sífilis, Hepatites Virais e orientações para Saúde Bucal, que são levadas por equipes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) aos municípios mais procurados pela população durante os finais de semana de julho, por ocasião das férias escolares.  Sob o tema “Verão é pra viver com saúde por todo o Pará”, a Operação já contou com mobilizações realizadas entre os dias 06 e 07 e 12 e 14 deste mês e prosseguirão nos dias 21 e 22 e entre 26 e 28 de julho.

O objetivo é diminuir o quadro epidemiológico das doenças sexualmente transmissíveis e de problemas dentários na população, por meio da intensificação das ações existentes, envolvendo os vários setores responsáveis pela prevenção, diagnóstico e tratamento desses agravos, junto à população em geral do estado. A mobilização tem a participação de mais de 100 profissionais, entre servidores das Diretorias de Vigilância e Políticas de Atenção Integral à Saúde, além dos Centros Regionais de Saúde vinculados à Sespa e Centros de Testagens e Aconselhamentos das Secretarias Municipais de Saúde.

O técnico Davi Alves, da Coordenação de Saúde Bucal da Sespa, em ação na praia do Atalaia, em Salinas

Nos dias 13 e 14 deste mês, na praia do Atalaia, em Salinópolis, integrantes da Coordenação Estadual de Saúde Bucal atenderam mais de 200 pessoas com orientações sobre a forma correta da escovação dos dentes. “Distribuímos 200 kits com escova, fio e creme dental, com foco em crianças, na frente dos pais e de pessoas adultas da família. Ou seja, essas orientações alcançaram uma média de 700 pessoas. Mesmo nesse ambiente de férias, de diversão, não podemos descuidar da saúde bucal”, avalia a odontóloga Alessandra Amaral, coordenadora estadual de Saúde Bucal.

Nos dias 20 e 21, as orientações sobre Saúde Bucal estarão a postos em Bragança e Capanema, nos dias 27 e 28, no distrito de Mosqueiro e no município de Curuçá. Para a Coordenadora, a prevenção e o tratamento de doenças que acometem a boca irão refletir na saúde geral do indivíduo, pois muitas doenças podem ser evitadas ou controladas com uma adequada higiene oral e visitas regulares ao dentista. “Geralmente as pessoas procuram o profissional de saúde quando já estão sentindo alguma dor, mas ir ao dentista antes para uma avaliação e higienização dos dentes, por exemplo, evita o aparecimento de doenças, como o câncer de boca”, explica Alessandra.

Salinópolis também comportou as ações de busca ativa da Sespa a fim de orientar pessoas a procurarem, o mais cedo possível, o diagnóstico e o tratamento para as Infecções Sexualmente Transmissíveis, como o HIV/Aids, Hepatite B e Sífilis. Segundo a médica Deborah Crespo, coordenadora da Divisão de Controle de Doenças Transmissíveis, que integra a Diretoria de Vigilância de Saúde da Sespa, a Campanha de Verão é um momento importante porque a Secretaria intensifica suas ações, chegando mais próxima da população para alertar e orientar sobre doenças graves e silenciosas.

“Essas ações de verão visam despertar na população em geral uma consciência participativa, mudança de comportamento e adoção de práticas seguras, através de uma abordagem interativa e educativa, disponibilizando material informativo, check-list da prevenção, preservativos masculinos e femininos e informando sobre o fluxo de atendimento para quem queira fazer testes de diagnóstico para as IST’s”, explica Deborah.  Só para reforçar as ações nos municípios em julho, a Sespa distribuiu 1.100 milhão de preservativos masculinos de 52 milímetros e 25.300 mil unidades de lubrificante íntimo.

Para as ações em Salinópolis, foram distribuídos oito mil preservativos masculinos e realizados 240 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C e tuberculose, além da distribuição de folders explicativos.  As equipes destacadas pela Divisão de Controle de Doenças Transmissíveis da Sespa prosseguirão com essas ações nos dias 20 e 21, em Bragança, e nos dias 27 e 28 em Acará, em meio a serviços que estarão sendo oferecidos pela Operação Verão, realizada pelo Governo do Pará.