Prevenção e tratamento do câncer de pele mais perto da população

 

Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Tucuruí

Mais um fim de semana das férias escolares e, mais uma vez, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) alerta sobre os cuidados que a população precisa ter para evitar câncer de pele, que é o mais frequente entre os brasileiros.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que sejam registrados mais 85 mil novos casos da doença neste ano. Por isso mesmo, adotar medidas de prevenção é tão importante. São cuidados básicos, como: usar o protetor solar, não apenas em época das férias, do verão, mas todos os dias e de preferência, usar um protetor solar que tenha fator de proteção acima de 30, que são os que garantem maior proteção  contra os raios  UVA e UVB.

É importante lembrar que o protetor solar, também deve ser passado em áreas como atrás do pescoço e nas orelhas, que também são expostas ao sol, mas que muitas das vezes ficam sem proteção. Retocar o protetor solar também é importante, a cada duas horas quando for à praia, piscina ou se expor na água.

Unacon – A radio-oncologistada da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr Vitor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, Priscila Conceição, o uso do chapéu com abas, roupas claras, com mangas compridas também ajudam a se proteger do sol, assim como evitar a exposição solar no período entre 9h e 17h, em algumas regiões onde a incidência do sol é maior. Além também do uso de óculos escuros, bonés e de se proteger embaixo do guarda-sol. “Tomando os devidos cuidados e adotando medidas como essas, é possível, sim, fazer a prevenção contra o câncer de pele”, alerta.

Mas se mesmo com todas as medidas a pessoa for acometida pelo câncer d de pele, é importante saber que existem excelentes serviços de diagnóstico e tratamento disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará. É um deles é exatamente a Unacon de Tucurí.

Entre as patologias atendidas pela unidade, a doença não é a mais frequente, mas toda equipe está capacitada para atender um paciente venha a ter a doença. Desde 2016, quando a unidade foi implantada em Tucuruí , 119 casos de câncer de pele passaram a ser  tratados na Unacon, alguns pacientes, inclusive, já receberam alta.

Segundo a especialista, hoje são 109 pacientes ativos na unidade, 30 casos diagnosticados de janeiro a junho deste ano, sendo oito destes, só em junho, por isso a orientação. Por isso, Priscila Conceição reforça que, ao identificar alguma pinta, uma lesão com casquinha, que demora muito para cicatrizar, que coça, ou aumentou de tamanho, muda de cor, que passa a incomodar, tem que procurar um profissional dermatologista ou um oncologista clínico, para as orientações, examinar o sinal e saber se se trata ou não de um câncer.

Vale ressaltar que com o funcionamento da Unacon em Tucuruí grande parte dos pacientes oncológicos não precisa mais se deslocar até Belém ou outras cidades para fazer tratamento contra o câncer, é possível realizar o tratamento gratuitamente sem ficar longe da família.

Técnica da Unacon orienta sobre o uso do protetor solar

Campanha – Durante os domingos de julho, a Unacon está realizando campanha de conscientização nas praias e balneários da região com o intuito de estar um pouco mais perto da população para levar informações à respeito de prevenção dos cânceres no mês de férias, quando a procura por praias, balneários e piscinas é muito grande, mas também mostrar para a população a importância de buscar o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento o quanto antes.

Serviço: A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho- Unacon Tucuruí  está localizada na Av. Amazônidas s/n, Vila Permanente, no prédio anexo ao Hospital Regional de Tucuruí.  Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928/4599.

Texto: Lucília Siliprandi/Unacon

 

 

Você pode gostar...