Titular da Sespa participa do maior evento da ortopedia paraense

O secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Alberto Beltrame

O secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Alberto Beltrame, participou da solenidade de abertura do XV Congresso da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) Regional Pará, ocorrida no último dia 6, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

Considerado o mais importante evento da ortopedia paraense, o congresso que encerrou sua programação no dia 7, contou com mais de 400 participantes a palestras dos mais importantes nomes nacionais da ortopedia e fisioterapia. Temas como “Biomecânica do chute no futebol”, “Lesões em corrida” e “Reconstrução óssea” foram alguns dos assuntos que foram abordados pelos convidados nacionais.

Na ocasião, o titular da Sespa destacou a importância do evento ao se referir sobre a atuação da saúde pública na especialidade. “Entendo que um evento deste porte é de extrema importância para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS) dada a articulação dessas especialidades com a pesquisa e as inovações tecnológicas que também são dispensadas aos pacientes que recorrem ao SUS por conta das demandas por próteses, por exemplo”, afirmou.

O presidente do Congresso, Marcus Preti

O secretário fez também um breve panorama sobre como está organizada a rede estadual de saúde para atender traumas ortopédicos a partir dos serviços organizados de atendimento para a Urgência e Emergência, acompanhamento ambulatorial e cirurgias ortopédicas de urgência e eletivas.

“Tivemos diversas palestras, discussões de temas e de técnicas cirúrgicas com possibilidades de ampla participação com perguntas e comentários. Paralelamente ao Congresso, contamos com uma exposição dos serviços e produtos dos patrocinadores do evento”, comentou o presidente do Congresso, Marcus Preti.

O presidente da SBOT-PA, Hilmar Tadeu. Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa)

O evento também possibilitou a apresentação de trabalhos científicos, uma forma de incentivar a educação continuada, conforme explica o presidente da SBOT-PA, Hilmar Tadeu. “O Congresso SBOT Regional Pará tem como objetivo de incentivar a educação continuada entre os profissionais e estudantes tanto da ortopedia como da fisioterapia e de outras áreas da saúde. É um evento que visa contribuir para o conhecimento técnico e atualização dos profissionais, impactando, consequentemente, na melhoria do atendimento à população paraense”, afirmou Hilmar Tadeu.