Servidores da Sespa celebram o Círio de Nazaré

Na manhã desta terça-feira, 10, os servidores do gabinete da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) deram boas vindas ao Círio 2019 e receberam a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma que percorre as ruas da cidade Belém, no segundo domingo de outubro, durante o Círio de Nazaré. A celebração esteve sob os cuidados de Dom Irineu Roman, bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Belém, e pelo diácono Marcelo Lopes, que também é servidor da Sespa.

Dom Irineu destacou a importância das sagradas escrituras como ferramenta para o fortalecimento da fé e rogou para que instituições, como a Sespa, possam também utilizar a palavra de Deus na missão de atender pessoas à procura de mais saúde.  “Cada um de vocês tem seu desafio na vida e a Secretaria, no caso, não foge à regra. Os servidores podem ser agentes cristãos para transmitir serenidade aos cidadãos vulneráveis que procuram seus ambientes de trabalho a fim de uma resolução para algum problema”, salientou.

A secretária adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Ivete Vaz, e o secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame, durante a celebração do Círio 2019 feita pelos servidores da Sespa

Durante o discurso e em nome de todos os servidores da Sespa, o secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame, falou da honra de recepcionar pela primeira vez a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que é tão representativa aos paraenses. “É um fato inédito na minha carreira porque vim do Rio Grande do Sul e tinha notícias do quanto o Círio é festejado no Pará. Pessoalmente é uma emoção ímpar”, disse.

O secretário também pediu à padroeira dos paraenses bênçãos e forças para que cada servidor da Sespa cumpra sua missão, em cada departamento. “Que Nossa Senhora de Nazaré continue dando energia a todos da Sespa para que possamos honrar, da melhor forma possível, o compromisso diário de melhorar a saúde pública desse Estado. Esse compromisso também independe de religião porque o que nos irmana é a fé porque acima de tudo somos agentes de Deus”.

Também presente na missa, a secretária adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Ivete Vaz, comentou que celebrações como essas advertem para o fortalecimento da formação cristã em favor do significado da união entre as pessoas, da família e de colegas de trabalho. “Espero que esse momento tenha sido de reflexão para todos que estiveram ou na cerimônia, porque o exercício da oração tem que ser constante para lidarmos com os desafios que tempos como agentes públicos”, frisou.

Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa)

A missa foi produzida pela equipe da Secretaria e dos servidores lotados no gabinete. O diácono Marcelo Lopes, ressalta que é sempre perceptível a união de todos os funcionários, a quem parabenizou pela iniciativa de realizar a cerimônia. “É a chance que temos de renovar a nossa fé em unidade com os colegas de trabalho, com a família e com nossos amigos”, disse.

Após a celebração da missa e a benção final de dom Irineu, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida por todos os andares da Secretaria para ser saudada pelos servidores.