Técnicos da Sespa apoiam ações alusivas à Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é voltada para a conscientização da sociedade sobre um trânsito seguro e que tem por objetivo reduzir o número de acidentes envolvendo pessoas e veículos. Com esse propósito, técnicos da Diretoria de Política de Atenção Integral à Saúde (Dpais) e do Departamento de Atenção à Saúde (Dase) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estão realizando no período de 23 a 27 uma ação de mobilização pelo programa “Vida no Trânsito” em Conceição do Araguaia, município localizado na divisa do Pará com Tocantins.

A articulação acontece em conjunto com o 12º Centro Regional de Saúde da Sespa e envolve também técnicos dos órgãos dos 15 municípios abrangidos pelo Centro, como os vinculados à saúde, educação e trânsito, além de membros da Câmara Municipal de Conceição do Araguaia, dos Conselhos Municipais de Saúde e de Educação e sociedade civil organizada.

A programação em Conceição do Araguaia constou de uma reunião ampliada de trabalho com os órgãos envolvidos na causa, seguida de um seminário que teve como objetivo mostrar os dados de acidentes de trânsito na região e discutir estratégias preventivas de acidentes, principalmente ocasionados por motos e o não uso de equipamentos adequados.

Na ocasião também foi criado e instalado o Comitê Municipal do programa “Vida no Trânsito”. A programação também constou de uma visita no Hospital Regional de Conceição de Araguaia, mantido pela Sespa, onde constatou-se que 90% das internações na ala de Traumatologia são de pacientes jovens, provocados por acidentes de moto.

A programação segue também no município de Redenção para a mesma agenda de articulação com gestores e técnicos dos setores envolvidos, com o intuito de se criar um comitê semelhante no município. Na quinta-feira (26), a comitiva da Sespa estará participando da reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) para divulgar e incentivar os gestores dos municípios abrangidos pelo 12º CRS a desenvolverem estratégias para diminuição do índice de acidentes de trânsito, através de ações preventivas.

Visita no Hospital Regional de Conceição de Araguaia

“A idéia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre as ações que cada um pode fazer para construir um trânsito mais seguro”, explica o secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame. De Belém, partiram para a ação o sociólogo Luiz Augusto, coordenador do Dase; o enfermeiro Diego Cutrim, coordenador estadual de Saúde do Homem, e Elis Uchoa, técnica da Coordenação Estadual de Saúde Mental.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Você pode gostar...