Sespa realizará 7º Encontro de Coordenadores de Saúde Bucal

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizará, no dia 29 de outubro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, o 7º Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal, inserido na programação do XII Congresso Internacional de Odontologia da Amazônia (Cioa), tendo como tema “A Ciência Odontológica na Era da Tecnologia Digital”.

O objetivo do Cioa é atualizar profissionais e acadêmicos de Odontologia, bem como promover a troca de experiências entre palestrantes e participantes. A realização é da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-PA), com patrocínio do governo do Estado e apoio do Conselho Regional de Odontologia do Pará (CRO-PA), da Sespa e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

Organizado pela Coordenação Estadual de Saúde Bucal da Sespa, o Encontro dos Coordenadores de Saúde Bucal tem a finalidade de apresentar as perspectivas da Coordenação Estadual de Saúde Bucal até 2022, debater sobre a Política Estadual de Saúde Bucal, expor ações realizadas em todo o Pará e ouvir as demandas dos coordenadores e secretários municipais de Saúde.

A programação é composta por cinco palestras: “Perspectivas da Coordenação Estadual de Saúde Bucal no Estado do Pará”, proferida pela coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral, “Retrato da Assistência Odontológica Especializada no Pará: as contribuições do PMAQ-CEO”, por Danielle Emmi (UFPA); “Inquéritos nacionais de saúde bucal: SB Brasil e SB Indígena”, por Helder Pinheiro (UFPA); “PMAQ AB no 3º ciclo no estado do Pará”, por Liliane Nascimento (UFPA); e “Monitoramento de produção na atenção à saúde bucal”, pelo assessor técnico da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Renato Ishigame.

Cirurgiãs-dentistas Marilda Braga e Alessandra Amaral, da Sespa

Ações estaduais – Sobre as perspectivas da Sespa, a coordenadora estadual de Saúde Bucal adiantou que nesses dez meses de governo, o Pará já conseguiu ampliar em 43,6% o número de equipes de Saúde Bucal no estado, ressaltando que a meta pactuada no início da gestão foi de 45%. “Portanto, podemos dizer, que já estamos ampliando a cobertura de Saúde Bucal e avançando com a Política de Saúde Bucal no Pará”, disse Alessandra.

Além da programação científica, a Sespa premiará com kits de higiene bucal os municípios que melhor investiram em Políticas Públicas voltadas à prevenção e com maior indicador de escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor em 2019. “São mil kits para o primeiro colocado, 500 para o segundo e 300 para o terceiro lugar”, disse Alessandra Amaral

Alessandra informou, ainda que em troca do apoio, a ABO-PA disponibilizou inscrições para os cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de Saúde Bucal, com acesso garantido também aos simpósios, painéis e Expodonto, que é a feira de exposição e comercialização de materiais e equipamentos odontológicos, onde a Sespa também terá um estande divulgar suas atividades e esclarecer dúvidas dos coordenadores municipais e visitantes.

ABO-PA – O presidente da ABO-PA, Marcelo Folha, disse que o XII Cioa será uma edição histórica, especialmente, porque conta com uma rede de apoios e parcerias e patrocínio do governo do Pará. “Será um congresso completo, que vai reunir o que há de mais avançado em odontologia no mundo. Uma oportunidade imperdível de aprendizado e atualização para profissionais e acadêmicos de odontologia e áreas afins, com a participação de professores e palestrantes requisitados no Brasil e no exterior”, disse o presidente da ABO-PA. “Temos a convicção de que teremos um evento de altíssima qualidade, que vai proporcionar experiências marcantes a todos os participantes, ajudando a inspirar e formar futuras gerações de acadêmicos e profissionais de saúde”, afirmou Marcelo Folha.

Texto: Roberta Vilanova

Foto: José Pabtoja