Hospital Dr. Abelardo Santos realiza ação pelo Novembro Azul

Bernardo Nasser Sefer fala sobre câncer de próstata

Novembro é o mês que acontece o movimento mundial para conscientização e prudência com a saúde do homem, que tem ampliado o foco da prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, para o debate sobre saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes, hipertensão) entre outros pontos que devem ser sempre observados pela população masculina.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, todos os anos nesse período, 21 países, incluindo o Brasil, preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além de levar informações sobre a prevenção e a importância de cuidados integrais como a da saúde masculina.

Diego leite, coordenador de Saúde do Homem, faz palestra

Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) está realizando em todo o Estado a campanha “Novembro Azul – Tempo é Vida. Cuide da sua Saúde!”, que no último dia 11, por meio da Coordenação de Saúde do Homem da SESPA, realizou atividades conjuntas com o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Icoaraci. Na programação tinham palestras, onde frisaram a importância da saúde do homem de um modo geral, prevenindo e buscando os serviços de saúde com mais frequência. Ocorreu também a participação do médico Bernardo Nasser Sefer, Urologista, que fez palestra com o título “Câncer de Próstata e o novembro Azul”, abordando assuntos específicos sobre o câncer de próstata, doenças correlacionadas e a importância de uma alimentação saudável como prevenção.

Foram realizados nos 30 participantes, teste rápido de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, teste de glicemia e verificação de sinais vitais, no qual tiveram acesso aos resultados cerca de 20 minutos após sua realização. Foi realizado também o exame de laboratório com a coleta de PSA, que pode ser detectado alteração através de uma proteína que é produzida pelo tecido prostático, havendo chances de câncer de próstata, o mesmo será detectado no exame de sangue e encaminhado para tratamento, conforme pactuação já realizada com a Rede de Apoio à Saúde – RAS.

Ação oferece teste rápido de HIV, Hepatites Virais e Spifilis

Ciles Siqueira de Sales, 46 anos, um dos participantes, agradece pela oportunidade de poder participar do evento, pois tem histórico de câncer de próstata na família e não havia feito o exame até hoje, “Pra mim foi ótimo, porque com 46 anos nunca tinha feito e estava com essa vontade de fazer, graças a Deus está tudo bem. A Palestra também foi muito boa, coisa que eu nunca tinha escutado, não sabia como era, o doutor fez a palestra e aprendi muita coisa que não sabia antes, até aconselho as pessoas que ainda não fizeram a fazer”. Gilberto Nascimento da Silva, 56 anos, também realizou o exame pela primeira vez e ficou feliz pela oportunidade. “Foi uma experiência que eu ainda não havia tido, fiquei muito feliz em participar desse evento, as palestras foram muito boas, tiramos bastantes dúvidas e conhecemos mesmo a realidade da doença que até então não sabíamos. Eu creio que através desses procedimentos, trará benefícios para toda a população, vocês estão de parabéns, pois é um mês muito precioso para nós, que é o mês dos homens, agradeço muito a Deus por ter tido essa oportunidade”.

Texto e fotos: Gabriela Rodrigues Gonçalves/HRAS