Paciente de 65 anos inaugura Serviço de Nefrologia do Abelardo Santos

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Icoaraci (distrito de Belém), realizou no último dia 6 de janeiro (segunda-feira), a primeira sessão de hemodiálise, marcando o início do Serviço de Nefrologia, conforme estava previsto desde a inauguração da unidade, em setembro de 2019. Josias Silva do Carmo, 65 anos, foi o primeiro paciente beneficiado com o novo serviço, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Além dos serviços de hemodiálise em que o paciente vem ao hospital para sua sessão, o hospital disponibiliza 13 leitos hospitalares de enfermaria para internação e suporte aos pacientes com problemas renais”, informou o gerente médico do HRAS, Bruno Marolato.

Com 22 máquinas de hemodiálise, sendo 20 para pacientes com insuficiência renal crônica e duas para pacientes com insuficiência renal aguda, o Serviço de Nefrologia tem capacidade para 1.680 sessões de hemodiálise por mês, atendendo 120 pacientes, divididos em três turnos. Conta, ainda, com uma equipe de três enfermeiros e dois médicos, diariamente.

A filha de Josias do Carmo, Juliane Luz do Carmo, 28 anos, que o acompanhou ao Hospital, disse que o pai procurou atendimento médico no início de setembro de 2019, quando apresentou alguns sintomas e complicações, tendo sido diagnosticado como renal crônico.

Primeira sessão – Josias deu entrada no HRAS, no dia 28 de outubro, e fez a primeira sessão de hemodiálise na UTI. Mas assim que o setor de diálise ficou pronto, ele foi o primeiro a realizar a sessão. “Desde a equipe médica, que não deixou restar nenhuma dúvida para gente, psicóloga, enfermeira, foram todos bem atenciosos”, afirmou Juliane, ao reconhecer a qualidade do atendimento oferecido.

“O hospital também conta com uma estrutura maravilhosa. Os detalhes foram pensados no paciente e no acompanhante”, acrescentou a filha de Josias, confiante no tratamento que o pai está fazendo no “Abelardo Santos”. (Com informações de Gabriela Rodrigues Gonçalves – Ascom/HRAS).

Você pode gostar...