Ações do TerPaz incluem busca ativa de pacientes com hanseníase

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realiza, neste sábado (25), das 8h às 12h, durante as atividades do Programa Territórios da Paz (TerPaz), uma ação especial de combate à hanseníase no bairro do Icuí, em Ananindeua. A iniciativa faz parte da Campanha Janeiro Roxo, que enfatiza que a doença tem cura quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento.

Numa parceria entre a Sespa e a Secretaria Municipal de Ananindeua (Sesau), equipes de agentes visitaram as casa de 191 pacientes que tiveram hanseníase nos últimos dez anos no bairro do Icuí. O objetivo é convidar as famílias para comparecerem no sábado, na Escola Maria de Nazaré, para serem examinadas por médicos hansenólogos.

Segundo o coordenador estadual de Controle da Hanseníase, Bruno Pinheiro, “a ação é uma busca ativa de casos novos de hanseníase a partir de pessoas que tiveram contato com esses doentes nos últimos anos, pois, o certo é avaliar anualmente, por pelo menos cinco anos, a família dos casos diagnosticados, para evitar que o agravamento da doença cause incapacidade física e deixe sequelas para o resto da vida. Portanto, o cuidado não pode se restringir ao paciente”, explicou.

Além do Icuí, o TerPaz estará presente simultaneamente nos bairros a Cabanagem e Benguí, em Belém, e Nova União, em Marituba com atividades educativas e exames clínicos para detecção da doença.

Bruno Pinheiro, coordenador estadual de Controle da Hanseníase

“As palestras educativas são importantes para mostrar os principais sinais e sintomas da hanseníase e ensinar as pessoas a fazer o autoexame, para identificação de lesões de pele suspeitas de hanseníase”, disse Bruno Pinheiro.

Para mostrar como esse trabalho vem dando resultado, na última ação do TerPaz , no dia 18, nos bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme e Cabanagem, foram encontrados 74 casos suspeitos de hanseníase, dos quais três tiveram diagnóstico confirmado na mesma hora por médicos hansenólogos,

Em 2019, foram confirmados 2.164 novos casos de hanseníase no Pará, portanto, as ações do TerPaz contribuem para o atendimento das pessoas que têm dificuldade de conseguir consulta para diagnóstico qualificado na rede básica de saúde por diversos motivos.

Sinais e sintomas – A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele. Os principais sinais e sintomas da hanseníase manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda e alteração de sensibilidade ao quente ou frio, ao toque, à dor, na área da mancha; áreas com diminuição dos pelos e suor; dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo de braços e pernas; inchaço de mãos e pés, dificuldade de fechar os olhos, perda de força em mãos e pés; feridas na planta dos pés; caroços no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

População deve ficar atenta aos sinais da hanseníase

O diagnóstico e o tratamento da hanseníase estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Rede Básica de Saúde. “O tratamento dura seis meses nos casos iniciais e 12 meses nos casos mais complicados e os medicamentos são distribuídos gratuitamente”, informou Bruno Pinheiro.

Para casos que requeiram intervenções de média complexidade, o Estado dispõe de três Unidades de Referência Especializadas (URE), para onde os pacientes são encaminhados: A URE Marcello Cândia, em Marituba, a URE Demétrio Medrado em Belém e ainda em Santarém. Todas elas, além do diagnóstico e tratamento, oferecem reabilitação aos pacientes e funcionam adequadamente, sem lista de espera para atendimento.

Além de trabalhar no controle da doença, a Sespa, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde, atua na reabilitação, reinserção social e laboral e ainda no combate ao preconceito contra as pessoas com hanseníase. As pessoas em tratamento não transmitem a doença e podem levar uma vida normal no trabalho, na família, na escola e na sociedade.

Outras atividades – A programação do TerPaz vai oferecer, ainda, consultas, encaminhamento para consultas e exames especializados, teste rápido de HIV, hepatite B e C e sífilis, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico e emissão de Cartão Nacional do SUS.

Serviço: a Escola Maria de Nazaré fica na Rua São Pedro S/N

Texto: Roberta Vilanova