Sespa realiza ações de prevenção ao Covid-19 nas entradas de Belém

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que iniciou nesta terça-feira, 17, ações de orientação e prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19) no Pará em três locais de entrada de Belém. A medida atende o plano de ação do Governo do Estado ao enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19), para os próximos 15 dias, no âmbito do Estado do Pará.

As equipes destacadas pelo 1º Centro Regional de Saúde (CRS) da Secretaria estarão simultaneamente em três locais de entrada da capital paraense até o dia 30 deste mês, além da Central de Abastecimento do Pará (Ceasa), com distribuição de panfletos educativos e informativos sobre a doença.

No Aeroporto Internacional de Belém, a equipe estará atuando durante 24 horas (de 7 às 13 horas; de 13 às 19 horas e de 19 às 07 horas) com dois técnicos, orientando passageiros e distribuindo panfletos.

Nas ações do Terminal Rodoviário de Belém, a atuação acontecerá em dois turnos, de 07 às 13 horas e de 13 às 19 horas, com dois técnicos dando orientações e distribuindo folderes para os que chegam à capital, como também para a população.

No Terminal Hidroviário de Belém (THB), as equipes estão atuando no período de 9 às 15 horas, período de chegada de embarcações à capital, durante sete dias por semana. Durante as ações, dois técnicos circularão pelos corredores do THB e vão distribuir folders contendo dicas de prevenção ao Covid-19. A ideia é esclarecer dúvidas dos usuários, mas o foco principal serão passageiros que chegam da cidade de Macapá, no Amapá, devido à proximidade com a Guiana Francesa, que já confirmou casos de Coronavírus.

Nas ações da Ceasa, a atuação da equipe da Sespa acontecerá durante as noites de quinta-feira e domingo, sempre de 19 às 07 horas, períodos em que mercadorias vindas de outros Estados chegam à Central, que terá um posto de orientação no portão de entrada para distribuição de folderes.

O 1º CRS da Sespa também informa que tem mantido orientações aos técnicos das Unidades de Referência Especializadas (Ures) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) vinculados à Sespa sobre abordagens e orientações necessárias de enfrentamento ao coronavírus (COVID-19).

Você pode gostar...