Lacen-PA busca agilizar resultados de casos suspeitos de Covid-19

Equipe da Seção de Virologia 1 do Lacen-PA

O diretor do Laboratório Central do Estado (Lacen-PA), Alberto Júnior, reuniu-se, neste sábado (21) às 12h, com a equipe da Seção de Virologia 1 da Divisão de Biologia Médica, para traçar estratégias visando à agilidade na liberação dos resultados de exames de casos suspeitos de Covid-19.

A equipe do Lacen-PA passou por capacitação no Instituto Evandro Chagas (IEC) e desde a última quinta-feira (19), está apta a realizar o exame específico para diagnóstico da Covid-19 causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV2). A equipe é composta apenas por mulheres farmacêuticas-bioquímicas e técnicas em laboratório.

Diretores do Lacen-PA com a equipe da Divisão de Biologia Médica

Alberto Júnior agradeceu, em nome do governo do Estado, pelo compromisso da equipe que está trabalhando além da jornada diária normal em todas as etapas do processo desde a chegada da amostra no Lacen-PA até a realização do exame pelo método RT-PCR. “ Levamos a mensagem de agradecimento do governador Helder Barbalho e do secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame, pelo compromisso das servidoras em darem o melhor delas no enfrentamento desta crise”, disse Alberto Júnior.

O diretor do Lacen-PA disse que toda a gestão da área de Saúde está em um trabalho conjunto para melhoria dos serviços de saúde e que como diretor, está acompanhando de perto todo o trabalho para manter a qualidade dos serviços laboratoriais. “Sabemos que é um momento em que o desgaste físico está grande, porém pedimos à equipe que se esforce para que possamos superar esta crise juntos”, disse Alberto Junior.

No final, do encontro a equipe do Lacen-PA, assim como já fizeram outras equipes de Saúde, mandou um recado para a população paraense “Nós estamos aqui por vocês! Por favor, fiquem em casa por nós!”.

Texto: Roberta Vilanova