Santarém recebe equipamentos para criação de dez leitos de suporte intensivo

Equipamentos chegaram a Belém no início da manhã e foram logo encaminhados para Santarém

Em Santarém, outros dez respiradores e 40 bombas de infusão chegaram no início da tarde desta segunda-feira (4). Todo o material será encaminhado ao hospital de campanha em funcionamento no município que oferta, atualmente, 120 leitos clínicos. Ainda esta semana devem sair de Belém para lá os monitores necessários aos leitos de tratamento intensivo.

Segundo o secretário regional de Governo da região oeste, Henderson Pinto, a previsão é de que as novas UTIs sejam ofertadas na próxima semana.

Os equipamentos foram enviados para Santarém de avião no final da manhã de hoje, e fazem parte de um carregamento que chegou nessa madrugada a Belém, em um voo vindo da China, com 139 respiradores – do total de 400 comprados pelo Tesouro estadual, e cujo restante segue retido na alfândega chinesa para liberação nos próximos dias.

O secretário Henderson Pinto acompanhou a chegada dos equipamentos a Santarém

O secretário Henderson Pinto acompanhou a chegada dos equipamentos a SantarémFoto: Divulgação“Não temos uma data exata porque trata-se da mudança de perfil do hospital. Com a chegada dos equipamentos, a OS inicia os serviços referentes a esse processo. Nossa expectativa é, com kits que serão futuramente adquiridos pela própria empresa gestora e com outros respiradores que o Governo deve nos mandar depois, chegar a 36 leitos de UTI no hospital de campanha”, sinalizou Henderson.

Até o momento, somente o Hospital Regional do Baixo Amazonas oferta leitos de suporte intensivo exclusivos para a Covid-19: são onze adultos, quatro pediátricos e um neonatal.

Texto: Carol Menezes/Secom

Você pode gostar...