Sespa altera formato de Boletim e aprimora divulgação

O novo formado do Boletim vai mostrar dados que refletem o avanço da doença no interior, onde o governo intensifica os serviços de saúde com a Policlínica Itinerante

A partir desta sexta-feira (12), a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) passa a divulgar um novo modelo de Boletim diário com casos confirmados, recuperados e óbitos por Covid-19 registrados no Pará. Além de aprimorar a forma de divulgação dos dados, a mudança atende às sugestões feitas pelos Ministérios Públicos Federal (MPF), Estadual (MPE) e do Trabalho (MPT), e pelas Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado (DPE).

“O objetivo é demonstrar os dados de forma regionalizada, já que temos uma clara tendência do avanço da doença no interior e uma diminuição de casos na Região Metropolitana. Vamos usar critérios mais precisos e evitar que atrasos de notificação acabem por causar subnotificação nos dados”, explicou o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer.

De acordo com as sugestões dos órgãos, encaminhadas à Procuradoria-Geral do Pará (PGE) na tarde desta sexta-feira (12), a Sespa deverá emitir um único Boletim no dia, dando destaque ao número total de novos casos e óbitos, diferenciando os dados entre as oito Regiões de Saúde: Baixo Amazonas, Tapajós, Xingu, Araguaia, Marajó Ocidental, Nordeste, Carajás, Região Metropolitana, Marajó Oriental e Baixo Tocantins.

Novo modelo – A partir do novo formato, a Sespa divulgará diariamente, às 18 h, os casos cadastrados no dia, mas que ocorreram nos últimos sete dias, além dos que ocorreram em períodos anteriores. Da mesma forma, serão indicados os óbitos cadastrados no dia, que ocorreram nos últimos sete dias e os de períodos anteriores.

O novo modelo de Boletim terá dados regionalizados para demonstrar a origem dos registros por Região de Regulação. “A mudança é mais uma forma de demonstrar a vontade do Estado em garantir o interesse público e a transparência nas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus”, concluiu o procurador-geral Ricardo Sefer.

Texto: Bárbara Brilhante/PGE

Foto: Jader Paes/Ag. Pará

Você pode gostar...