Policlínica Itinerante chega em Almeirim, oeste do Pará

O barco-hospital Papa Francisco tem cinco médicos, seis enfermeiros e quatro agentes administrativos e faz atendimento ambulatorial

O segundo município da Calha Norte a receber, nesta terça-feira (23), a Policlínica Itinerante montada no barco-Hospital Papa Francisco foi Almeirim, no oeste do Pará. O governador Helder Barbalho acompanhou alguns atendimentos aos pacientes com sintomas leves e moderados de Covid-19.

“É com muita satisfação que trazemos os serviços da Policlínica Itinerante para o município. Além da presença da Policlínica, hoje também fizemos a abertura de quatro leitos para Covid-19, assim equipando o hospital municipal de Almeirim” – governador do Pará Helder Barbalho.

São atendidos casos com sintomas ou suspeita do novo coronavírus, a iniciativa garante o atendimento ambulatorial; se necessário,o raio X e entrega de medicamentos, mediante prescrição médica

O barco-hospital Papa Francisco conta com cinco médicos, seis enfermeiros e quatro agentes administrativos e faz atendimento ambulatorial e entrega de medicamentos, sob prescrição médica. Caso haja a necessidade de transferir pacientes, há uma ambulancha e um helicóptero UTI disponibilizado pelo governo do Estado para dar o suporte. Em Almeirim, a estimativa é de que cerca de 400 pessoas sejam atendidas.

“Nós trabalhamos aqui no atendimento de pessoas com sintomas ou suspeita do novo coronavírus, e a gente consegue fazer o atendimento ambulatorial; se necessário, fazemos o Raio X e também a entrega de medicamentos, mediante prescrição médica. Nós trouxemos a ambulancha, que é parte integrante do barco; além disso, o governador deixou à disposição a remoção aérea, via helicóptero, para os casos que necessitarem de transferência”, relatou a coordenadora médica da Poli Itinerante, Fernanda Moreira.

Em caso de necessidade de transferência de pacientes, há uma ambulancha e um helicóptero UTI disponibilizados pelo governo do Pará

André da Silva foi o primeiro paciente a ser atendido. Ele está há 9 dias com os sintomas da Covid-19 e aproveitou a oportunidade para fazer a consulta e dar início ao tratamento. “Fui o primeiro a chegar aqui, fui rapidamente atendido, o médico foi muito atencioso e estou saindo até com medicação. Estou sentindo dor no peito, nas costas e na cabeça há nove dias, então quando soube desse serviço não perdi a oportunidade. Indico que todos que tiverem qualquer sintoma procurem a Poli Itinerante”, recomendou o servente.

Além da presença da Policlínica, o governo do Pará assegurou a abertura de quatro leitos para Covid-19, no hospital municipal

Também estiveram no município de Almeirim a primeira-dama, Daniela Barbalho; o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará, Abraão Benassuly; o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde da Sespa, Sipriano Ferraz; o deputado estadual Junior Hage; e os deputados federais José Priante e Junior Ferrari.

“Estou muito grato pela vinda da Policlínica. Hoje, os atendimentos começam por Almeirim e parte para os demais municípios. São trabalhos que amenizam o sofrimento e a distância e o isolamento da nossa região em relação ao restante do Estado”, declarou o deputado estadual Junior Hage.

Texto:  Bianca Buenaño/Cosanpa

Fotos: Bruno Cecim/Ag. Pará

Você pode gostar...