Mais de 80 mil pessoas em Belém e no interior passaram pela Policlínica

O Governo do Pará contabilizou 80 mil atendimentos oferecidos a casos suspeitos de Covid-19 na Policlínica Metropolitana e Policlínica Itinerante. Além de ser uma estratégia de combate à pandemia, a ação representa oferta de serviços de atenção básica à população.

A primeira policlínica pública do Estado foi entregue à população, em Belém, em janeiro deste ano, para oferecer atendimento ambulatorial, clínico e cirúrgico. Para apoiar a rede municipal no cenário da pandemia, o governo modificou o perfil da unidade desde o dia 21 de abril, atendendo em regime de porta aberta pacientes com suspeita de síndrome respiratória aguda grave.

“São exatos 62 dias e mais de 43 mil atendimentos. Traçamos uma estratégia assertiva, que é cuidar do paciente nos primeiros sintomas da doença. Percebemos que houve redução no Estado como um todo na questão das internações”, diz a diretora executiva da Policlínica Metropolitana, Liliam Gomes.

À medida que o vírus foi avançando nos municípios do interior, foi necessário levar o atendimento oferecido na Policlínica Metropolitana para as localidades com incidência de casos, na ação itinerante. As estruturas são dotadas de equipes multiprofissionais, que fazem triagem, consulta médica e exames e entregam medicações, quando prescritas.

Prevenção – “Tanto na região metropolitana quanto no interior damos máscaras e sopa para os pacientes que aguardam o atendimento. Agora entregamos também kits de higiene bucal, com escova e creme dental, para que o paciente prevenir cárie e gengivites, fazendo a correta higienização da língua. O novo coronavírus é transmitido também pela boca e vias aéreas”, explica a coordenadora da Policlínica Itinerante, Alessandra Amaral.

A Policlínica Itinerante já percorreu mais de 30 municípios e fez cerca de 39 mil atendimentos. Nesta quarta-feira (24), o município de Prainha, no oeste do Estado, recebeu a estrutura. São Miguel do Guamá, no nordeste paraense, e Xinguara, no sul, serão contemplados nesta quinta (25) e sexta (26).

A ação volante também está sendo levada a bairros da região metropolitana de Belém, entre eles Guamá, Pedreira, Marco, Marambaia, Jurunas, Sacramenta, Bengui, Terra Firme e Cabanagem. Em Ananindeua, foram atendidos os bairros Maguari, Centro, Coqueiro, Paar, Cidade Nova, Distrito Industrial, Jaderlândia, Guanabara e Águas Lindas.

Texto: Dayane Baía/Secom

Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará

Você pode gostar...