Governo do Pará entrega Hospital Público de Castelo dos Sonhos

A longa distância em busca de atendimento médico acabou para moradores do distrito de Castelo dos Sonhos, distante cerca de 1.100 km da sede da cidade de Altamira. Nesta sexta-feira (17), o Governador Helder entregou o Hospital Público Geral de Castelo dos Sonhos “João Trevian Sobrinho”. “Nós estamos entregando o hospital para atender a população. Um compromisso que firmei com a população para cuidar da nossa gente. Agradeço a todos os profissionais de saúde que vão garantir atendimento e salvar vidas aqui”, destacou o governador do Estado.O hospital, que possui 21 leitos clínicos para internação em pediatria, ortopedia, obstetrícia, clínica cirúrgica, clínica médica e outros quatro leitos em sala de estabilização, vai atender ao mês, em média, 20 mil habitantes, incluindo o distrito de Cachoeira da Serra e as aldeias indígenas do entorno.

Josivan Batista, sub-prefeito do Distrito, avaliou a entrega da unidade como um momento importante para a população. “A região da BR-163 sofria muito por não ter um hospital deste tipo. Agora é um sonho sendo realizado”.

Com perfil de baixa complexidade e restrito a internações de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados pela atenção básica dos municípios, o hospital vai facilitar o acesso à saúde para a população que vive em localidades à margem das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá).

“Esse hospital fica próximo à divisa com o Mato Grosso e é de suma importância para os moradores. O governador tem se mostrado incansável trabalhando em todos os cantos do Pará”, reiterou o deputado federal Júnior Ferrari.

As obras, que foram iniciadas em agosto de 2014, foram concluídas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) em abril deste ano, totalizando 3.400 metros quadrados de área construída.

“A obra se arrastou desde 2014, mas o governador Helder deu prazo limite para a entrega. Nós finalizamos a obra e estamos entregando hoje já para o uso em ações de enfrentamento à Covid-19”, explicou Valdir Acatauassu, secretário adjunto da Sedop.

Neste primeiro momento, o hospital realizará atendimentos em regime de 24 horas, todos os dias da semana, somente de casos de Covid-19 e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves que necessitem de internação.

“O governo do Estado está chegando em todas as regiões. A entrega do hospital é uma prova disso. A unidade vai atender as demandas de todas as regiões daqui”, avaliou o deputado estadual Eraldo Pimenta.

O suporte ao atendimento médico conta com laboratório de análises, Raio-X, ultrassonografia (USG) e eletrocardiograma (ECG), além de apoio assistencial em enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia, serviço social e psicologia. De acordo com a diretora da unidade, Louhanna da Silva, “70% dos profissionais contratados têm residência na região. Conhecem a rotina da cidade e a própria população local. O que ajuda também na humanização do atendimento”.

Emerson dos Santos é um dos contratados para trabalhar no novo hospital. Morador da cidade há 21 anos, o enfermeiro falou com entusiasmo sobre trabalhar no local. “A entrega deste hospital, depois de tanto tempo, é um sonho para a gente. Principalmente para a população mais carente que não tem condições de ter atendimento particular em outras cidades e em outro Estado, como o Mato Grosso”.

O hospital é do governo estadual e está sob gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Nacional de Assistência Integral (INAI).

Saúde descentralizada

Para o deputado estadual Ozório Juvenil, a conclusão do hospital representa o compromisso do Governo com a descentralização da saúde. “Com um ano e seis meses de governo, o hospital foi entregue. A unidade vai encurtar as distâncias para quem vive nessa região, como o governador vem fazendo em todas as outras”.

De janeiro de 2019 até hoje, já foram seis hospitais estaduais entregues à população. Sendo eles:

– Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (distrito de Icoaraci, em Belém)
– Hospital Regional dos Caetés (em Capanema)
– Hospital Santa Rosa (em Abaetetuba)
– Hospital Regional do Tapajós (em Itaituba)
– Hospital Regional de Castanhal
– Hospital Público Geral de Castelo dos Sonhos

 

Texto de Ronan Frias

Fotos de Jader Paes (Agência Pará).

Veja Também

 

Você pode gostar...