Sespa já doou 59 mil máscaras e 1.900 litros de álcool para comunidades quilombolas

A Secretaria de Estado de Saúde Pública entregou 20 mil máscaras e 800 litros de álcool 70% a comunidades quilombolas pertencentes à região do Baixo e Alto Acará, como parte das estratégias de prevenção ao contágio pelo coronavírus, realizadas pelo governo estadual. O terceiro repasse de material de proteção a quilombolas dessas duas regiões do Pará ocorreu nesta quarta (15) e quinta-feira (16), por meio da equipe da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (Cesipt) da Sespa.

A iniciativa faz parte das ações da Sespa com o objetivo de prevenir as comunidades quilombolas do contágio pelo novo coronavírus. Na quarta-feira, o material doado beneficiou 1.200 famílias das comunidades São José, Catiuaia/Itapuama, Jabaquara, Associação Quilombola Menino Jesus, Monte Alegre, Trindade 1, Trindade 2, Trindade 3, Paraíso, Itacoã, Guajará Miri, Jambuaçu/Jenipaúba, Associação dos Produtores Orgânicos de Boa Vista, Associação Nova Aliança de Boa Vista, Santa Quitéria, Boa Vista e Santa Rosa. Para essas comunidades, foram entregues 11 mil máscaras e 400 litros de álcool 70°, além de kits de higiene bucal em parceria com a Coordenação de Saúde Bucal/Sespa.

Na quinta-feira, receberam os materiais 1.700 famílias das seguintes comunidades: Região do Açú (Fortaleza, São Sebastião, Laranjeira e Burajuba); Trevo de Santa Maria/Agrovila Santa Luzia; Vila Sapucaia; Guatumã e Associação dos Quilombolas do Alto Acará. Para essas comunidades, foram doados 400 litros de álcool 70°, 9 mil máscaras descartáveis e kits de higiene bucal.

A coordenadora da Cesipt, Tatiany Peralta, diz que, além de repassar materiais para as medidas preventivas, a Sespa vem orientando e capacitando profissionais e gestores municipais de saúde quanto às notas técnicas, protocolos e fluxos estabelecidos para a assistência aos pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19 em comunidades quilombolas.

A Coordenação também tem monitorado, com apoio dos Centros Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, os casos suspeitos e/ou confirmados, descartados, recuperados e de óbitos, por Covid-19, principalmente em municípios onde há comunidades quilombolas. “Nosso objetivo é fortalecer os serviços de saúde para a detecção, notificação, investigação e monitoramento de prováveis casos suspeitos, com a identificação dos indígenas e quilombolas, conforme as orientações do Ministério da Saúde”, ressaltou Tatiany.

Para intensificar as ações voltadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-1, nessas comunidades também foi criado um grupo de trabalho entre Sespa, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Coordenação Malungo e líderes quilombolas.

Em benefício à população quilombola do Pará, as três remessas de material de EPI’s já somaram, até agora, a entrega de 59 mil máscaras descartáveis e 1.900 litros de álcool 70º feitas pela Sespa.