Mulheres da região do Rio Caetés serão beneficiadas com novo equipamento

Uma reveladora para mamógrafo foi entregue pela secretária de Estado de Saúde em exercício, Heloisa Guimarães, ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), mantido pela prefeitura de Capanema. Adquirido com recursos do governo estadual, o equipamento foi entregue na manhã desta quarta-feira, 02, e deve beneficiar mais de 500 mil mulheres de 16 municípios do Pará abrangidos pela região de Saúde do Rio Caetés que precisarem de exames de mamografia, ajudando dessa forma a combater precocemente o câncer de mama.

Durante a cerimônia de entrega, Heloísa Guimarães destacou a medida como um meio de descentralizar os atendimentos de média complexidade pelo Estado, a exemplo da mamografia, visto que o equipamento estava parado há pelo menos dois anos por falta da reveladora, que foi providenciada ainda por um esforço conjunto entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e a prefeitura de Capanema, atendendo a uma demanda da Secretaria de Saúde do município.

No ato da entrega da reveladora, ainda estiveram presentes, entre outros, o prefeito de Capanema, Chico Neto; a secretária de Saúde do município, Waldimary Freitas, secretários municipais, vereadores, servidores municipais e empresários, além da prefeita de Primavera, Renata Sousa, e do vice-prefeito de Bragança, Mário Júnior.

O prefeito Chico Neto falou da importância do apoio do governo do Estado e de todos os esforços que estão sendo realizados no sentido de alavancar a saúde pública municipal, bem como agradeceu o apoio de toda sua equipe. ”Considerando que no setor de saúde o tempo de atendimento e realização de exames preventivos são essenciais para garantir sucesso no tratamento de algumas doenças, o aparelho será um divisor de águas na cidade”, afirmou.

Com o equipamento, será possível que mulheres residentes em Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu possam ser encaminhadas pelas respectivas secretarias municipais de Saúde para fazerem seu exame de mamografia Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Capanema, caso seja necessário.

Mamografia

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Mastologia, a principal função do exame de mamografia é diagnosticar lesões precoces, não palpáveis em estágio subclínico. Quando descoberto no início, a chance de sucesso no tratamento do câncer de mama supera os 90%.

O resultado da mamografia indicará se há necessidade de complementação com outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética. As mamas são muito heterogêneas e diferentes, tanto pela composição do tecido, quanto pelo formato. É importante considerar a diferença de anatomia de cada pessoa e realizar o exame em centros de referência, porque a qualidade da imagem e a experiência da equipe são fatores essenciais para um diagnóstico preciso.

A recomendação é que as mulheres iniciem a mamografia a partir dos 40 anos, com periodicidade anual, até os 69 anos. Para quem tem casos de câncer de mama na família, a idade deverá ser antecipada e deve-se manter um acompanhamento clínico especializado. Homens também podem ter câncer de mama, mas a realização da mamografia é recomendada apenas em caso de suspeita. (Com informações da Secretaria de Comunicação de Capanema).

Fotos: Eliza de Jesus e Secom/Capanema.