Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica

Apresentação

 Segundo o Ministério da Saúde (MS), são considerados como estratégicos todos os medicamentos utilizados para tratamento das doenças de perfil endêmico, cujo controle e tratamento tenham protocolo e normas estabelecidas e que possuam impacto sócio-econômico. São doenças que atingem ou põem em risco as coletividades e que tem como importante estratégia de controle, o tratamento de seus portadores.

O financiamento e o fornecimento de medicamentos, produtos e insumos, para os demais níveis de atenção, são de responsabilidade do Ministério da Saúde. A dispensação para a população é feita na rede pública estadual ou municipal do Estado do Pará.

Como ter acesso aos medicamentos do Componente estratégico da Assistência Farmacêutica?

Para ter acesso ao elenco de Referência Nacional do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica – Aquisição centralizada conforme Diretrizes específicas para as doenças que fazem parte do escopo dos Programas do Ministério da Saúde ou Formulário Terapêutico Nacional, acesse aqui Confira! (RENAME).

Os medicamentos para atendimento a programas estratégicos de saúde como tuberculose, hanseníase, HIV/Aids, dentre outros, fazem parte do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (Cesaf).