ARBOVIROSES
O que são arboviroses?
A palavra “arbovirose” deriva de “arbovírus”, que significa “vírus transmitido por artrópodes”. Assim, as arboviroses são um grupo de doenças virais transmitidas por artrópodes (mosquitos e carrapatos). Esses vírus são transmitidos para as pessoas e animais através da picada de artrópodes infectados e podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, como quadros encefalíticos e hemorrágicos, podendo ser fatais em alguns casos.
Por que as arboviroses representam um grande problema de saúde pública?
Por serem doenças com grande potencial epidêmico, têm capacidade de afetar muitas pessoas em um curto período. As epidemias causam grande impacto social e econômico. Além disso, os custos com tratamento médico e hospitalização aumentam significativamente, podendo sobrecarregar os sistemas de saúde e dificultar o atendimento da população a outras doenças.
A circulação simultânea de diferentes vírus, como dengue (DENV), zika (ZIKV) e chikungunya (CHIKV), tornam o diagnóstico e o tratamento mais complexos. Além disto, algumas complicações causadas por alguns tipos de arboviroses, como a dengue, podem evoluir para formas mais graves, que podem ser fatais. Outras, como a causada pelo ZIKV, podem causar microcefalia em bebês de mães infectadas durante a gestação.
Assim, o controle das arboviroses é desafiador devido a diversos fatores, como a alta densidade populacional em áreas urbanas, a resistência de mosquitos a inseticidas, as mudanças climáticas e a falta de saneamento básico em algumas regiões. Eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti é a medida mais eficaz para prevenir a transmissão das doenças e, em caso de sintomas, é importante procurar um médico para diagnóstico e tratamento adequados.