Ações e serviços do ‘TerSaúde’ atenderam mais de 10 mil pessoas somente em janeiro de 2021

A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) retomou em 16 de janeiro de 2021, os atendimentos do “TerSaúde” nos sete territórios da Região Metropolitana de Belém. A iniciativa integra o Programa TerPaz.

As atividades foram realizadas nos dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de janeiro, sempre durante as manhãs dos sábados e domingos. Pelo balanço, os territórios registraram os seguintes números de atendimentos: Bengui (1.586); Cabanagem (980); Guamá (2.927); Icuí (868); Jurunas (1.635); Marituba (772) e Terra Firme (1.668).

O projeto contempla consultas ginecológicas, pediátricas e com clínico geral, e ainda aferição de pressão arterial, teste de glicemia e encaminhamento para consultas e exames especializados, por meio da Central de Regulação da Sespa.

Em todas as ações também são oferecidos conhecimentos, por meio de palestras educativas, sobre temas de interesse geral; prevenção à Covid-19 e saúde oral, além da distribuição de kits para higiene bucal.

Segundo a coordenadora do TerSaúde, da Sespa, no TerPaz, Alessandra Amaral, o objetivo da equipe é superar ainda mais o número de pessoas atendidas. “Nossa expectativa sempre será a de superar os números de atendimentos anteriores e beneficiar a população que tanto necessita desses serviços”.

A coordenadora afimou, ainda, “que possamos estar presentes, através das ações do governo do Estado, em todos os bairros que compõem os territórios do TerPaz, e com a inauguração das Usinas da Paz também atender, de segunda a sexta, todos que procurarem por serviços médicos, odontológicos, psicológicos, entre outros, que as Usinas irão ofertar para os territórios”, reiterou.

De acordo com o secretário de Saúde do Pará, Romulo Rodovalho, a população pode ficar tranquila e segura quanto ao atendimento feito pelas equipes, pois que elas atuam cumprindo as medidas sanitárias contra a Covid-19. As equipes usam álcool em gel e estão verificando a temperatura dos assistidos.

O usuário que deseja ser atendido em uma das ações do “TerSaúde” precisa apenas se dirigir a um dos pontos de atendimento durante os finais de semana, portando documento de identificação e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Somente em 2020, o projeto realizou 86.499 atendimentos e levou serviços essenciais à população dos bairros atendidos, visando amenizar a demanda da atenção básica à saúde no sistema público.

SERVIÇO

Neste próximo sábado (07), os serviços do TerSaúde estarão à disposição na programação do TerPaz, nos bairros do Jurunas e Guamá. No domingo (08), serão a vez de Cabanagem e Icuí.

Confira o que será disponibilizado pelo TerSaúde:

– Consultas nas especialidades clínica médica, pediatria e ginecologia

– Encaminhamentos para consultas via regulação

– Palestras e rodas de conversa alusivas às campanhas do mês: Fevereiro Roxo, alusão à prevenção da Doença de Alzheimer, e Fevereiro Laranja, de alerta à leucemia

– Palestras educativas e preventivas de saúde bucal, com entrega de kits de higiene bucal

– Testes rápidos para sífilis e hepatites B e para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

– Vacinas: tríplice viral e HPV

– Orientações de prevenção da Covid-19 com entregas de máscaras.

Texto: Mozart Lira/Sespa

Você pode gostar...