Anajás é o 13° município a receber o Projeto ‘Saúde Por Todo o Pará’

Anajás é o 13° município a receber o Projeto ‘Saúde Por Todo o Pará’

28/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Mais de 13 mil atendimentos foram realizados nos municípios onde a ação já ocorreu

A equipe do projeto ‘Saúde Por Todo o Pará’, do Governo do Estado, chegou ao 13°destino: Anajás, município localizado no coração do arquipélago. A ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vasconcelos de Barros. Já são mais de 13 mil atendimentos realizados nos municípios onde a ação já ocorreu. O objetivo do projeto é promover o ‘Pacto pela Redução da Mortalidade Materna’ nos municípios do arquipélago do Marajó.

O ‘Saúde Por Todo o Pará’ já passou por Ponta de Pedras, Muaná, Soure, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari, Breves e Melgaço e Portel. No total, já são mais de 13 mil atendimentos realizados, uma média de 1.000 por dia, entre consultas médicas, exames, emissão de carteira de passe livre, kits de higiene bucal e entrega de equipamentos (cadeira de rodas) para Pessoas com Deficiência (PcDs).

A primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho, visitou o local da ação itinerante e foi recebida pela banda municipal “Grupo Sol do Marajó”. O secretário adjunto da Sespa, Sipriano Ferraz, também esteve no local.

A primeira dama Daniela Barbalho estece presente na ação

“A partir deste trabalho, estamos aproximando o Estado da nossa população, ofertando serviços de qualidade à população e também realizando um diagnóstico situacional sobre a mães e crianças do Marajó, o que vai permitir à área da saúde fechar um mapa regional de cada município, de forma individualizada”, reforçou a primeira-dama.

Neste sábado (28), os serviços de saúde serão disponibilizados nos municípios Chaves e Afuá. Na segunda (30) no último dia da Expedição Marajó II, a ação será no município de Gurupá.

No total são 100 profissionais envolvidos na ação itinerante, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, psicólogos e pessoal de apoio.

O prefeito de Anajás, Vivaldo Mendes, o “Boró”, reforçou a importância da parceria entre prefeitura e Governo do Pará.

O prefeito de Anajás, Vivaldo Mendes, reforçou a importância da parceria com o governo do Estado

“Tenho certeza que isso é só o início. Vamos ter um importante avanço a partir de agora, com a presença do Governo do Estado aqui no nosso município, com essa ação de saúde. Sem a parceria não funciona nada, e o governador Helder Barbalho está se fazendo presente, isso é muito importante”, pontuou o prefeito.

O projeto prioritário de Governo ‘Pacto pela Redução da Mortalidade Materna’ no Estado do Pará, leva em consideração o aumento no número de óbitos maternos na região do marajó e que a pandemia do Covid-19 gerou impactos negativo no perfil epidemiológico dos municípios que compõem a região.

Reabilitação – Uma equipe do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR),  integra a equipe do projeto itinerante e avalia se há malformações em crianças e se observada a necessidade, será encaminhada à avaliação da cirurgia ortopédica do CIIR.

Em casos de problemas auditivos, a criança também será encaminhada ao serviço de referência de deficiência auditiva do realizar CIIR, para avaliação médica.

Equipe da Sespa ministra palestras sobre educação em saúde

Saúde Bucal – Em todas as ações, a equipe de saúde bucal da Sespa ministra palestras para orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar cárie, doença periodontal, câncer bucal e fluorose, em todas as faixas etárias da população.

David Aires, dentista da coordenação estadual de saúde bucal e que também está à frente da Expedição Marajó II, explica que a prioridade do Governo do Pará, por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, é ampliar o acesso da população às ações preventivas e educativas, e aos serviços especializados de saúde bucal, além de garantir a qualidade do atendimento aos pacientes. “E tudo isso também está sendo aplicado dentro do projeto ‘Saúde Por Todo o Pará, através de palestras educativas que abordam a temática'”, garantiu.

Educação em saúde – Durante as ações de saúde, uma equipe da Sespa ministra palestras sobre educação em saúde, enquanto os pacientes esperam atendimento. A proposta  é orientar e conscientizar a população do arquipélago sobre prevenção de doenças, quando e onde procurar atendimento. O tema principal é combate a mortalidade infantil e neonatal.

Projeto entrega cadeiras de rodas a

Atendimento Humanizado – Osvaldino Silva, 54 anos, da comunidade Vila Monte Sinai, chegou até o local da ação com dificuldades pra andar, e saiu com uma cadeira de rodas nova.

“Eu vim de tão longe, e consegui o que queria. Quero agradecer ao Governo do Estado, que mandou essa equipe de profissionais para nosso município. Eu realmente estava precisando dessa cadeira, para tomar banho e não depender mais das pessoas”, disse.

Já Maria Francisca Leão da Silva, conhecida como “dona Oneide”, da Comunidade Monte Orebe, distante 4h de barco do centro do município de Anajás, procurou a ação itinerante para solicitar uma cadeira de rodas para a filha.

“Valeu a pena ter saído tão cedo de casa. Minha filha esperou por tanto tempo por essa cadeira nova, e graças a Deus consegui. Fui muito bem acolhida pelos profissionais de saúde e vou sair daqui feliz, por mim e pela minha filha. A partir de agora ela vai viver dignamente e com mais qualidade de vida”, pontuou.

A professora Elisângela Barbosa levou o filho, Murilo Lameira, de 11 meses, para receber atendimento médico. Ela avalia como “proveitosa” a ação do Governo do Estado realizada em Anajás.

“Quando o Governo manda profissionais de tão longe para prestar serviços em municípios distantes, como Anajás, mostra que as autoridades estão se preocupando com a nossa gente, ao proporcionar o que há de melhor para a população, principalmente aqui no Marajó, que historicamente sofre com problemas sociais e econômicos. Todos estão de parabéns”, pontuou.

Texto: Rodrigo Reis/PC