Assistência do HRPL recebe reconhecimento da Câmara Municipal de Paragominas

10/11/2021 Off Por Roberta Vilanova

O empenho da equipe multiprofissional do HRPL foi destacado pelos vereadores de Paragominas

A importância da assistência de média e alta complexidade oferecida pela equipe multiprofissional do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, especialmente na pandemia de Covid-19, recebeu o reconhecimento da Câmara Municipal nesta quarta-feira (10), por meio da Moção de Congratulações e Aplausos nº 013/2021, motivada pelos “relevantes serviços prestados à comunidade paragominense e região, antes e durante a pandemia de Covid-19”.

O documento destaca o relato do médico intensivista Everaldo Marques de Oliveira Júnior, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital, sobre a assistência prestada a pacientes graves com a infecção pelo novo coronavírus, nos períodos mais críticos e intensos de enfrentamento da doença, quando a unidade foi designada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), para assumir o perfil assistencial a usuários com a Covid-19, entre abril de 2020 a agosto de 2021.

A Moção de Congratulações e Aplausos – de autoria da vereadora e presidente da Câmara Tatiane Helena Soares Coelho – destacou, ainda, os 515 usuários atendidos em quase dois anos e meio; o êxito em 65% das internações, equivalente a 335 pacientes curados, e a atuação dos profissionais.

Jhon Lennon foi atendido na unidade e se recuperou da Covid-19

Agradecimento – Entre as centenas de pacientes salvos na pandemia está Jhon Lennon Oliveira Sousa, 30 anos, morador de Paragominas. Ele foi internado às pressas no HRPL, em maio de 2020, com a Covid, transferido de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O paciente ficou com 85% dos pulmões comprometidos. Dos 12 dias internado no HRPL, nove ele passou na UTI.

Jhon Lennon Sousa chegou a ser intubado, teve diabetes descompensada e pneumonia, mas conseguiu ter alta da UTI e retornar ao convívio de seus familiares. “Nunca vou poder retribuir todo o cuidado que vocês tiveram comigo. Peço a Deus que sempre proteja a todos. O atendimento de vocês é excepcional. Tenho gratidão por toda a equipe. Agradeço também à gestão do Hospital, que manteve contato com minha família para informar, diariamente, sobre o meu estado de saúde”, disse.

Oportunidade – Segundo o diretor Assistencial do HRPL, Clóvis Guse, ter sido escolhido pelo governo do Estado para ser referência no atendimento da Covid-19 foi motivo de orgulho para todos da instituição, pela oportunidade que todos tiveram de prestar um serviço tão importante à sociedade.

Diretor Assistencial do HRPL, Clóvis Guse

“Enfrentamos as adversidades, mas o comprometimento de todos os colaboradores, médicos, terceiros e fornecedores foi o fator responsável por tantas vidas salvas. A pandemia veio fortalecer os laços entre o HRPL e a população, e nos mostrar que juntos podemos fazer acontecer um sistema de saúde único, acessível, igualitário, universal para todos, especialmente com qualidade, humanizado e de excelência na assistência. Agora, a atuação da nossa equipe foi merecidamente reconhecida com essa Moção de Aplausos e Congratulações, que nos foi conferida pela Câmara Municipal do município de Paragominas. Queremos, em nome de todos os colaboradores do HRPL, agradecer a todos os vereadores, dizer que nos sentimos muito felizes e orgulhosos com essa honraria”, ressaltou o diretor Assistencial.

Para o diretor executivo do HRPL, Marcelo Azevedo, “esta Moção veio premiar todo um trabalho da nossa equipe assistencial e de operações em um momento muito delicado da saúde mundial. Ficamos muito felizes com esta premiação, que serve de motivação e reconhecimento pelos excelentes serviços de qualidade e humanizados prestados aos 23 municípios da Região do Capim”, destacou o gestor.

Texto: Joelza Silva /HRPL