Assistência do Regional dos Caetés inova e presta homenagem aos pacientes em alta clínica

25/06/2021 Off Por Roberta Vilanova

O clima festivo da época junina mudou a rotina no Hospital Público dos Caetés

No período junino, a equipe multiprofissional do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste do estado, inova e oferece homenagem na despedida de pacientes em alta clínica da Unidade Hospitalar, em clima temático, associada à ação de educação em saúde com repasse de orientações para prevenção de quedas.

Entres os usuários estava o pescador Raimundo Nonato Tavares, 58 anos, que esteve internado por 17 dias e teve alta clínica na manhã da última quinta-feira (24), em meio ao acolhimento de despedida com mais quatro usuários, que também tiveram alta e retornaram para casa. Mas antes desse momento, eles também receberam orientações para evitar quedas, reforçando o que é preconizado no Dia Mundial de Prevenção de Quedas, lembrado anualmente em 24 de junho.

O usuário Raimundo Nonato foi vítima de acidente que causou fratura em seu quinto dedo da mão esquerda. Ele foi encaminhado ao Regional dos Caetés, via regulação municipal, e passou por exames e procedimentos  cirúrgicos. Ao deixar o hospital, não poupou elogios à assistência de média e alta complexidade oferecida pela equipe multidisciplinar, que no período de janeiro a maio deste ano, realizou mais de 930 cirurgias, 977 internações e 500 atendimentos de urgência e emergência.

Natural de Bragança, o pescador agradeceu a cada membro da equipe do hospital. “Todos merecem nota 10. Nesses 17 dias que passei aqui, senti muitas saudades da minha família, da minha casa, mas eles cuidaram muito bem de mim e ajudaram a superar tudo isso. Todos são honrados pelo trabalho que desenvolvem”, comentou, ao destacar a surpresa do evento junino de despedida da equipe assistencial, que foi realizada na área de convivência da Clínica Cirúrgica.

Equipe de profissionais do Grupo de Trabalho de Humanização

O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH,) que decorou o ambiente e preparou todo o clima junino para despedidas dos usuários. Houve música da época e até brincadeiras.

Na oportunidade, os profissionais repassaram as orientações sob a coordenação da enfermeira e coordenadora do GTH, Wanessa Rezende Gaspar Lameira, que destacou o objetivo de proporcionar um ambiente agradável e acolhedor aos pacientes e familiares do HRPC. “Esse é um momento especial e é muito importante permitir uma integração acolhedora no momento das altas hospitalares sob orientação multiprofissional para prevenção de quedas. Mas vamos abordar outros assuntos de interesse da saúde e bem-estar”.

Quedas – Segundo o Ministério da Saúde (MS), crianças com menos de cinco anos e idosos são os mais propensos a quedas. Um em cada três idosos já sofreu uma queda no último ano, e um a cada 20 idosos tiveram quedas graves, com risco de fratura ou internação. Entre os mais idosos, acima de 80 anos, cerca de 40% caem a cada ano.

Entre os fatores de risco em idosos estão a fraqueza muscular, a falta de equilíbrio, efeitos colaterais de medicamentos, visão reduzida e ambientes inseguros.

Durante a ação de despedida aos usuários em altas, os profissionais citaram algumas situações de maior risco, especialmente, para pessoas com mais 60 anos, como manter exames oftalmológicos em dia; pratica de atividades físicas para desenvolver coordenação, equilíbrio, força muscular; em casa utilizar tapetes antiderrapantes, corrimões e suportes, principalmente no banheiro; entre outros cuidados.

Serviço: O HRPC é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS. O hospital está localizado na avenida Barão de Capanema, nº 3191, bairro Centro, Capanema. Mais informações: (91) 3462-3051.

Texto: Vera Rojas/Hemopa